sexta-feira, 27 de abril de 2018

Quilombolas lourencianos conquistam a casa própria em São Lourenço do Sul

O sonho da casa própria se torna realidade, quilombolas de São Lourenço do Sul assinaram na quinta-feira (26), 41 contratos habitacionais com a Caixa Econômica Federal (CEF), beneficiando as comunidades tradicionais do Monjolo, Torrão, Coxilha Negra e Picada.
As novas moradias no meio rural foram possíveis através do trabalho desenvolvido pela Associação dos Agricultores Familiares da Região Sul do Rio Grande do Sul (ASSAF/RS), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) eFederação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL), através de seleção de propostas no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR Grupo, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR Grupo, divulgada através de portaria do Ministério das Cidades nº 162, de 27 de fevereiro de 2018. 


São 25 Unidades habitacionais beneficiando as comunidade de Coxilha Negra e Picada e 16 unidades habitacionais para Monjolo e Torrão. Para a Coordenadora o PNHR da ASSAF/RS Merli da Cruz, a assinatura dos contratos dos quilombolas com a Caixa finaliza um processo de trabalho que dura aproximadamente cinco anos. “O empenho para tornar esse sonho realidade começou em 2013. Sabemos da importância de assinar um contrato e morar com dignidade, tendo a sua casa própria. Estarmos aqui e comemorarmos muito com essas famílias”, destaca da Cruz.

Para o morador do quilombo Coxilha Negra e ex-presidente da Associação do quilombo, José Oraci Sant’anna (70), é um sonho que virou realidade. “Vai ser muito importante, eu moro sozinho e meu rancho está ficando ruim, já tem próximo de 60 anos. Nós andamos muito para concretizar esse sonho, eu estive até em Brasília e agora estou assinando o contrato”, comemora Sant’anna.

Informações: Diego Freitas/Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário