segunda-feira, 2 de abril de 2018

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES

Na noite de quarta-feira (28), a Câmara Municipal de São Lourenço do Sul, sob a presidência da vereadora Carmem Rosane Roveré, esteve discutindo através de Audiência Pública o tema “Enfrentamento às violências contra a mulher”, através da proposição do vereador Abel Bueno, em uma noite de muita emoção e reflexão, onde o Clube Comercial esteve com grande público entre vereadores, autoridades e a sociedade em geral.
A mesa de abertura foi composta pela presidente da Câmara, vereadora Carmem Rosane Roveré, o prefeito municipal Rudinei Harter, a presidente da Procuradoria Especial da Mulher Márcia Lucas, a promotora de justiça Cristiana Chatkin, a juíza Vanessa Silva de Oliveira, o vereador proponente Abel Bueno, o delegado da Polícia Civil Edson Ramalho, a comandante da 2ª Cia/30ºBPM Capitã Pâmela Tavares e a vereadora do município de Rio Grande, a senhora Andréia Westphal.


O grande ápice da audiência pública foi a palestra “Um sorriso a cada luta” realizada por Bárbara Penna, ativista e sobrevivente de violência doméstica e o vice-presidente do Instituto Bárbara Penna e membro do “Eles por Elas” da ONU Brasil, senhor Robson Medeiros. Bárbara relembra as agressões que sofreu do ex-companheiro, onde o mesmo ateou fogo ao corpo dela e ao apartamento onde o casal vivia. Para tentar se salvar, a jovem se jogou da janela do terceiro andar. Os filhos, uma menina de dois anos e um menino de apenas três, não conseguiram ser resgatados e morreram por asfixia. Um vizinho, que tentou ajudar, também não resistiu e faleceu.
Após 38 dias na UTI, quatro meses em um quarto e dezenas de cirurgias depois, Bárbara retomou as rédeas da própria vida. Aos poucos, com o retorno das forças, foi buscando apoio e dando suporte para quem, assim como ela, sofre violência doméstica. Hoje dirige o Instituto Bárbara Penna, que visa dar apoio e evitar que relacionamentos abusivos se perpetuem e cheguem a extremos, como no caso dela. No total, Bárbara já realizou 224 cirurgias e ainda restam mais 7.
O público também teve voz, onde as mulheres colocaram experiências próprias sobre a violência doméstica e parabenizaram Bárbara Penna por esta importante luta. A maior cobrança feita pelos vereadores, autoridades e pelo público foi a criação do Conselho Municipal da Mulher, para que possa trabalhar em conjunto com os diversos órgãos e principalmente nas políticas públicas relacionados ao tema, além de um Centro de Reabilitação para as vítimas e uma casa de passagem regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário