domingo, 25 de março de 2018

Produtores de morango participam de Tarde Técnica em Turuçu

Na segunda-feira (19/03), cerca de 40 produtores membros da Associação dos Produtores de Morango de Turuçu participaram de tarde técnica sobre compostagem laminar e inoculação de Trichoderma, na propriedade da família Beiersdorf, na localidade de Corrientes. A atividade foi organizada pela extensionista rural do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, engenheira agrônoma Janaína Silva da Rosa, e ministrada pela engenheira agrônoma e ecóloga Patrícia Grinberg, que atualmente atua em um convênio entre a Emater/RS-Ascar e Embrapa Clima Temperado na área de fitossanidade.

Inicialmente, a ocasião seria de mais uma das reuniões mensais do grupo, entretanto, de acordo com Patrícia, no ano passado foi realizada uma análise de amostras da produção do município e a maioria apresentou problemas relacionados ao solo, principalmente de pragas, assim, a equipe sugeriu a realização de uma tarde técnica aos produtores locais. “Os métodos apresentados hoje são estratégias para enriquecer o solo com micro-organismos benéficos e reverter os resultados que amostras recolhidas aqui apresentaram. São métodos simples, biológicos e que servem de alternativa a recursos químicos”, explicou Grinberg.  

Para a produtora rural Norma Beiersdof, dona da propriedade onde aconteceu a atividade e produtora de morango há mais de 20 anos, a ocasião foi uma oportunidade importante porque algumas pragas ainda são problemas novos na região. “A gente vive batalhando, trocando experiências em reuniões e pesquisando, mas na prática é sempre diferente do que se imagina e se espera. Cada ano aparece um problema novo. É importante esse contato com a Emater e a Embrapa, porque eles nos ensinam como lidar com a prática mesmo”, enfatizou a produtora.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário