sábado, 3 de março de 2018

Declarada situação de emergência nas áreas do Município de São Lourenço do Sul afetadas pela chuva de granizo


Nesta sexta-feira (2) o Prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, assinou o decreto 4.782, onde declara situação de emergência nas áreas do Município afetadas pela chuva de granizo que ocorreu no dia 27 de fevereiro, deixando cerca de 550 casas e 300 galpões em estado crítico.
Com duração aproximada de 20 a 25 minutos de chuva de granizo, e após chuvas que atingiram o máximo de 55mm, diversas localidades do interior de São Lourenço do Sul foram atingidas, entre elas: Santa Inez, Harmonia, Faxinal, Bom Jesus II, Santo Antonio, Benedito, Taquaral, Picada Quevedos, Quevedos, Campos Quevedos, Santa Augusta, Canta Galo, Picada Feliz, Evaristo, Pinheiros, Araçá e Santa Tereza. A área atingida representa 15% do território rural do Município.
Além dos danos nas lavouras de soja, milho, fumo, hortifrutigranjeiros e até mesmo o fumo já colhido que foi danificado em virtude de danos nos depósitos, também houveram significativos e volumosos danos nas casas, construções e benfeitorias. 
Em levantamento realizado pela Emater, em relação as lavouras, o prejuízo causado foi de R$ 19.931.500,00. Em análise ao relatório da Emater foi constatado que os prejuízos poderiam chegar a cerca de R$ 100 milhões, mas como a área atingida da está dentro da área atingida pela estiagem e já havia um montante de perdas decretas por esta, neste laudo constam apenas as perdas registradas pelo granizo.
Sendo assim, a Defesa Civil relatou favorável a declaração de situação de emergência, conforme relatório técnico 002/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário