terça-feira, 22 de agosto de 2017

Biblioteca Pública promove atividades em comemoração aos seus 75 anos

Em homenagem aos seus 75 anos de história e cultura, que comemorará nesta quinta-feira (24), a Biblioteca Pública Municipal Profª Elida Frömming Schild irá promover diferentes atividades durante a semana. Atividades como contação de histórias, roda de conversa com autores lourencianos, visitação a Biblioteca Pública e ao Museu Histórico, fazem parte da programação, que se inicia pela manhã e segue até a tarde.
As atividades estão sendo concentradas no prédio da Coordenadoria de Cultura, que abriga a Biblioteca e o Museu, além da Praça Central Dedê Serpa, onde envolvem alunos da rede pública e privada, do ensino infantil e também das séries iniciais do ensino fundamental. As escolas que tiverem interesse em participar, terão que agendar horário de visitação pelo telefone (53) 3251.9581 ou (53) 3251.9573.
 Programação
De segunda-feira a quarta-feira, acontece as atividades de contação de histórias, pela manhã às 09h e às 10h e pela tarde às 14h e às 15h. As narrações serão realizadas por Jane Centeno, Rita de Cássia Pastorini Donini Fermum, Keli das Neves Ramm Rusch e Silvana Giovanini.
Durante os três dias, ocorrem também uma roda de conversa com autores lourencianos Soleni Heiden, Clélia Dröse, Agenor Melo Coelho, Felipe Franz Wienke e Danilo Kuhn, no turno da manhã e tarde, onde contam para os visitadores a história e curiosidades dos livros escritos por eles, além de incentivarem o hábito à leitura.
Na quinta-feira (24), dia do aniversário da Biblioteca Pública, haverá uma solenidade alusiva aos 75 anos, onde será descerrada uma placa comemorativa.
Paralelo está ocorrendo a visitação à Exposição do Bicentenário de Jacob Reighantz, um dos fundadores de São Lourenço do Sul, que no dia 10 de agosto, casualmente o dia em que se comemora o dia do santo São Lourenço, padroeiro do município-sede da grande colônia alemã que se expandiu para os municípios vizinhos, completaria 200 anos.



História
A Biblioteca Pública Municipal foi fundada no dia 24 de agosto de 1942, “pelo decreto de lei nº 033”, na gestão do Prefeito Nestor Jost. No dia 06 de junho de 1973 foi aprovado o regulamento da Biblioteca Pública Municipal “pelo decreto de lei nº 291”, que passou a se chamar Biblioteca Pública Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, alusivo ao 26° presidente do Brasil no período de 1964 a 1967.
Sua primeira sede de funcionamento foi no prédio da Prefeitura Municipal, situado a Rua Senador Pinheiro Machado nº 100, hoje, atual Secretaria de Saúde. Com o passar do tempo, a Biblioteca foi transferida para Rua General Osório nº 1812 e, mais tarde, migrou para a Rua Mariz e Barros nº 2024, esquina com a Dr. Pio Ferreira.
Atualmente, esse espaço de encantamento e magia através da leitura, está localizado no prédio junto a Coordenadoria Municipal de Cultura e Museu Histórico, Rua XV de Novembro, nº 302. Onde, no dia 2 de junho de 2016, a Biblioteca Pública Municipal passou a chamar-se Professora Elida Frömming Schild, que foi uma das incentivadoras e pioneiras da Feira do Livro de São de São Lourenço do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário