quarta-feira, 26 de julho de 2017

Carteira de habilitação terá versão eletrônica acessada por meio de aplicativo

A carteira de habilitação vai ter uma versão eletrônica. É a CNH-E, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela vai ter a mesma importância da carteira de motorista física, mas poderá ser acessada por meio de aplicativo para smartphone.

A facilidade poderá impedir multa e pontos na carteira para o motorista que não estiver portando a CNH, já que o documento poderá ser acessado pelo aplicativo. A validade do documento poderá ser confirmada pela assinatura com certificado digital do órgão emissor ou até mesmo pelo QRCode.

A versão digital não invalida a CNH impressa, que vai continuar sendo emitida pelos Detrans de cada estado. Para ter uma carteira de motorista eletrônica, o usuário tem que se cadastrar no site do Denatran e confirmar o e-mail com uso do certificado digital. Depois, deverá ser feira a ativação do cadastro, por meio de link enviado ao e-mail informado.

A partir do primeiro acesso, será gerada uma senha de segurança para armazenar os documentos. Caso precise bloquear o acesso à conta da CNH digital, o procedimento deve ser feito no portal de serviços do Denatran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário