quinta-feira, 20 de julho de 2017

9º Ciclo de Conscientização reúne grande público em Pelotas

Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o 9º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente reuniu 450 pessoas na tarde desta quinta-feira, 20 de julho em Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. Produtores de tabaco, autoridades, líderes da comunidade, agentes de saúde e diretores de escola participaram da programação na Sociedade Recreativa 15 de Julho.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, explica que a conscientização tem sido o objetivo dos encontros e é importante por diversas razões. "Oportunizar educação aos filhos e preservar a saúde e a segurança dos produtores estão entre nossas prioridades, assim como preservar nossa posição como o maior exportador mundial de tabaco. E para isso, além de um tabaco de qualidade e integridade, livre de impurezas químicas e físicas, nossos maiores clientes estão muito atentos à forma como ele é produzido, se crianças estão envolvidas na lavoura, se os produtores se intoxicam ou se há desmatamento das matas nativas. Tudo isso é levado em consideração e, por isso, é tão importante para a continuidade do nosso negócio", reforçou Schünke lembrando que mais de 90% da produção é exportada.

Os seminários atendem aos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília e acontecem desde 2009. Em sua nona edição, o Ciclo já percorreu mais de 50 municípios produtores de tabaco, reunindo um público superior a 20 mil pessoas. A Afubra, que também é signatária do acordo, esteve representada pelo vice-presidente, Marco Dornelles. "A Afubra é parceira deste trabalho e acreditamos que a qualidade conquistada do tabaco se deve ao trabalho integrado entre empresas e produtores. Hoje vamos receber informações que parecem não estar relacionadas com o mercado, mas que são importantes uma vez que são temas exigidos pela legislação e necessários também para a saúde dos produtores e para a proteção das crianças e adolescentes", reiterou Dornelles.

Pelotas possui mais de 1,6 mil produtores de tabaco, que produzem em média 6 mil toneladas. O vice-prefeito do município, Idemar Barz, reforçou a importância que o produto representa para a economia. "Já produzi tabaco e hoje como gestor público continuo respeitando os produtores de tabaco e reconhecendo a força deste setor", afirmou.

A programação seguiu com a palestra sobre proteção da criança e do adolescente proferida pelo advogado e procurador do Trabalho aposentado, Dr. Veloir Dirceu Fürst. Segundo ele, o tabaco está interligado à história dos produtores e o trabalho está ligado a uma questão cultural, que valoriza o trabalho. "Enquanto não havia restrições nesse sentido, as famílias, que eram numerosas em filhos, viram no tabaco uma atividade econômica que gerava renda e permitia utilizar a mão de obra familiar disponível. Mas esse cenário mudou quando o Brasil regulamentou por meio do decreto 6481/2008 duas convenções internacionais, seguindo a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e colocando o tabaco na lista de formas de trabalho proibidas para menores de 18 anos", explicou Fürst, que é advogado e procurador do Trabalho jubilado pela Procuradoria do Trabalho de Santo Ângelo/RS (MPT/PRT 4ª Região).

Segundo Fürst, o trabalho infantil se caracteriza ao utilizar crianças ou adolescentes para substituir a mão de obra adulta necessária. "É preciso diferenciar trabalho infantil de convivência familiar. Se a criança apenas acompanha os pais e ajuda em pequenas e esporádicas atividades, não se caracteriza o trabalho infantil. Mas se o trabalho da criança ou adolescente é necessário sempre, privando-a de educação ou de momentos de lazer; isso se caracteriza exploração de mão de obra infantil", esclareceu, reforçando ainda que o aprendizado familiar se destaca pelo exemplo.
SAÚDE E SEGURANÇA DO PRODUTOR
A programação seguiu com as informações do Dr. NikoTino sobre questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos, bem como sobre a utilização da vestimenta de colheita. Conheça alguns dos pontos destacados sobre o tema:
• Somente utilizar agrotóxicos registrados, de acordo com a receita agronômica;
• Manter o pulverizador em perfeitas condições de uso e sem vazamentos;
• Durante o manuseio e aplicação de agrotóxicos, sempre utilizar o EPI;
• Não permitir a aplicação de agrotóxicos por menores de 18 anos, idosos e gestantes;
• Armazenar os agrotóxicos em armário feito de material resistente, chaveado e destinado somente para esse fim, com acesso restrito a trabalhadores orientados a manuseá-los;
• Não reutilizar embalagens vazias de agrotóxicos para qualquer fim;
• Realizar a tríplice lavagem da embalagem vazia de agrotóxico, utilizando o EPI;
• Sinalizar áreas récem-tratadas com agrotóxicos com placa específica para este fim;
• Usar sempre luvas impermeáveis e vestimenta específica para a colheita;
• Evitar colher o tabaco quando as folhas estiverem molhadas pela chuva ou orvalho;
• Dar preferência aos horários menos quentes do dia para a colheita do tabaco;
• Além do momento da colheita, o produtor deve ficar atento durante o desponte, o carregamento e a cura/secagem das folhas.

RÁDIO FASCINAÇÃO - O tom lúdico do evento ficou por conta da peça teatral Rádio Fascinação, encenada pelo grupo de atores de Santa Cruz do Sul (RS), Espaço Camarim, que também interagiu com o público. Cinco jovens aprendizes formados no curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente - Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, participaram da apresentação. Iniciativa do SindiTabaco e de suas empresas associadas para oportunizar qualificação aos jovens rurais, o curso faz parte do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, que já formou duas turmas e tem outras três em andamento. Saiba mais sobre o Instituto Crescer Legal em www.crescerlegal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário