quinta-feira, 23 de maio de 2024

DEFESA CIVIL RS: Chuva e vento pontualmente fortes com descargas elétricas em grande parte do estado

 DEFESA CIVIL RS: Chuva e vento pontualmente fortes com descargas elétricas em grande parte do estado. Emergência ligue 190/193.

Durante as chuvas, fique em segurança. Retire eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e feche bem portas e janelas. 

Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre.

Alerta para risco de inundação: Rio Jacuí se elevando a partir de Dona Francisca. Em função dessa elevação dos níveis, nas próximas 24 horas, podem ser alcançadas as regiões ribeirinhas e áreas anteriormente alagadas dos municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo.

Fique atento aos níveis elevados do rio. Se você mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, procure sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro. Informe-se sobre medidas de prevenção junto à Prefeitura da sua cidade: como agir, rotas de fuga, locais de abrigo.



Atenção! Defesa Civil RS: após as intensas chuvas, os rios da região metropolitana estão em elevação, com o Guaíba persistindo em níveis elevados. Evite áreas anteriormente alagadas.

Orientação: quem mora em regiões próximas dos cursos d’água, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer. 

Não atravesse áreas alagadas a pé, ou mesmo de carro. Se for imprescindível transitar para procurar um lugar mais seguro: a pé, utilize um bastão ou cabo de vassoura para checar se não há perigos escondidos pela água como bueiros sem tampa e buracos, bem como redobre a atenção quanto à presença de fios energizados. 

De carro: só siga rodando se o nível da água estiver até a metade da altura do pneu. Acima desse nível, o mais seguro é  deixar o veículo e procurar abrigo a pé. Caso a água tenha passado da altura do meio da porta, saia pela janela e suba ao teto do veículo, usando um dos cintos de segurança para segurar-se até a chegada do socorro. 

Procure informações com a Defesa Civil de sua cidade sobre prevenção, locais seguros, abrigos e rotas de fuga. 

Em caso de emergência ligue 193/190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário