quarta-feira, 17 de julho de 2019

Homem ferido em confronto com a PF é identificado

O homem envolvido em tiroteio com a Polícia Federal, após barreira na cidade de Cristal, foi identificado como Marcos Luis Berghann, de 34 anos. O homem tem antecedentes criminais por homicídio e outras práticas criminosas e foi atendido no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã.

O filho de Marcos, uma criança de 4 anos, que não teve sua identidade revelada, está internado em estado grave. Sua esposa, Daniela Weizemann, de 35 anos, morreu no local.

A outra mulher que morreu na ação foi identificada como Aline Scmidt Pirola, de 25 anos. Os passageiros dos dois carros utilizados na ação, são naturais de Lajeado.


O caso

Duas mulheres morreram, e uma criança e um homem ficaram feridos em um tiroteio que ocorreu na madrugada desta quarta-feira (17) em Cristal, na Região Sul do estado, após passarem por uma barreira da Polícia Federal.

A PF informa que estava na região monitorando o possível resgate de assaltantes de banco.

“Policiais entraram em confronto com criminosos que tinham por objetivo o resgate dos responsáveis pelo ataque a banco ocorrido no dia 6 de julho, em Dom Feliciano”, diz a nota enviada à imprensa (leia a íntegra abaixo).

A PF acrescenta que dois veículos furaram a primeira barreira e, na segunda abordagem, houve confronto com troca de tiros. O homem que ficou ferido, também segundo a polícia, tem condenação por homicídio e estava em prisão domiciliar. O menino baleado é filho dele.

Em um dos carros envolvidos, a PF diz que havia armamento, que foi apreendido.

Em entrevista no fim da manhã, o delegado Alexandre Isbarrola, da Polícia Federal, falou à imprensa e disse ter certeza de que os veículos abordados estavam envolvidos no resgate. 

Mortos e feridos 

A prefeita da cidade, Fábia Richter (PSB), esteve no local dos disparos e ajudou a socorrer as vítimas. Segundo ela, as mulheres que morreram estavam em dois carros. Um delas estava dirigindo um veículo e a outra era carona do segundo automóvel.

Durante a manhã, os nomes das vítimas foram confirmados pela Polícia Civil. São Daniela Weizemann e Aline Pirola, que era estagiária na Prefeitura de Lajeado.

“Eu estive no local, uma [mulher] em cada carro, uma na direção, e outra na carona. Me passa a ideia de que eles estavam tentando, assim, furar o bloqueio numa condição de família. Na verdade, eu acho que a polícia vai esclarecer melhor isso”, diz a prefeita.

“Eles tentaram furar o bloqueio (…) Eles furaram o bloqueio, e daí na passada teve reação”, acrescenta.

O homem e o menino, de 4 anos, que ficaram feridos, foram levados para o hospital de Camaquã. A criança foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre e o estado de saúde dela é grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“[Eu fui] dar um suporte, apoiar a equipe. A gente sabia que podia ter mais uma vítima, enfim. Uma situação um tanto diferente. Tinha criança, e a criança era uma criança pequena, estava numa cadeirinha de bebê. A equipe do Samu acabou trazendo a criança na cadeirinha”.

Essa outra criança citada pela prefeita tem 2 anos, e estava consciente. Ela estava em um dos carros envolvidos. “A gente precisava dar apoio. Saber pelo menos o nome dela”, afirma Fábia.

“Nós ouvimos os tiros, aí criou um pânico na cidade. Até porque, à distância, nós acompanhamos, na semana passada, a busca de alguns assaltantes aqui ao lado de São Lourenço. Acompanhávamos à distância essa situação de Dom Feliciano. Então, quando teve isso, [a população] levou um susto, achou que podia ser um assalto a banco, enfim. Mas cidade pequena, todo mundo se comunica”, acrescenta a prefeita.

Nota da Polícia Federal 

A Polícia Federal informa que, no final da noite dessa terça-feira (16/07), policiais entraram em confronto com criminosos que tinham por objetivo o resgate dos responsáveis pelo ataque a banco ocorrido no dia 06 de julho, em Dom Feliciano.

Policias federais do GPI (Grupo de Pronta Intervenção), após receberem informações da possibilidade de resgate, montaram barreiras na rodovia no município de Cristal. Dois veículos furaram a primeira barreira e, na segunda abordagem, houve confronto com troca de tiros.

Duas mulheres morreram, um homem, condenado por homicídio e que estava em prisão domiciliar, e seu filho, ficaram feridos. Foi encontrado e apreendido armamento em um dos veículos.

A Polícia Federal investigava o envolvimento do grupo criminoso por assaltos à Caixa Econômica Federal e a outros bancos. No dia 6 de julho, policiais federais e militares entraram em confronto com os criminosos que atacaram uma agência bancária em Dom Feliciano, com utilização de explosivos. Na oportunidade, a investigação da PF indicava que o assalto ocorreria na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário