Os clientes do Hotel e Restaurante Coqueiro, localizado no km 455,3 da BR-116/RS, em São Lourenço do Sul, tiveram um almoço diferente na última segunda-feira (15/05). Na ocasião, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.), promoveu uma blitz em apoio ao movimento Maio Amarelo: Atenção pela Vida.
A atividade durou cerca de três horas e levou aos frequentadores do estabelecimento comercial e usuários da rodovia ações de cunho informativo e educativo. O estande da equipe da Gestão Ambiental disponibilizou material informativo e a reprodução dos vídeos institucionais do Maio Amarelo.
Quem participou da atividade pode gravar vídeos com mensagens sobre as escolhas que podem proteger a vida no trânsito, além de fazer uma foto para levar como uma lembrança de participação no evento. As fotos e os vídeos estão postados na fan page da Gestão Ambiental (fb.com/BR116RS).
A agente educacional de Tramandaí, Neil Soares, 41 anos, estava a passeio pela Região Sul com a filha e fez questão de deixar o seu recado gravado. “As pessoas sabem que usar o celular e dirigir é perigoso, mas não falam sobre isso. O certo é não usar o celular”, comentou após gravar o seu depoimento.
O operador de máquinas Vilmar Soares, 73 anos, alertou sobre o uso do cinto de segurança e cadeirinhas para as crianças. “As pessoas esquecem que é importante usar o cinto de segurança também no banco de trás”, lembrou. A funcionária do Restaurante Coqueiro, Maristel Fontoura registrou em vídeo uma situação que passou com a filha pequena e que serviu de experiência para não repetir. “Minha filha estava dormindo no banco de trás sem o cinto de segurança e por causa de uma freada brusca ela caiu entre os bancos. Eu fiquei paralisada e não consegui segurá-la. Poderia ter sido algo grave. Por isso, desde então usamos o cinto sempre”, contou.
O Maio Amarelo é uma mobilização internacional de sensibilização para a redução de acidentes de trânsito. Em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020). A meta é reduzir em 50% os acidentes no Brasil. Para alcançar esse objetivo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da resolução Nº 654/2017 apoia o movimento, incentivando e realizando ações educativas para um trânsito mais seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário