O 11º Mental Tchê, evento realizado em São Lourenço do Sul com o objetivo de fortalecer a militância na luta antimanicomial, acontece de 06 a 08 de maio, no Galpão Crioulo do Camping Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site eventioz.com.br/e/mental-tche-2015.
Segundo a coordenadora municipal da Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Graziela de Araujo Vasques, são esperadas mais de quatro mil pessoas do Brasil e América Latina para o 11º Mental Tchê. O evento reúne trabalhadores da área de saúde mental, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, trabalhadores, residentes, estudantes e simpatizantes da luta antimanicomial.
Em 2015, o Mental Tchê abordará como temas centrais a desinstitucionalização, o cuidado em relação ao uso de álcool e outras drogas e o cuidado em território, em coerência com os princípios e diretrizes do SUS e da reforma psiquiátrica.
A hospedagem para usuários, familiares e trabalhadores que os acompanham será custeada, assim como o almoço para usuários e familiares nos três dias de evento. Para ter acesso a hospedagem e o almoço é necessário o envio até a sexta-feira (24) para o email mentaltche2015@gmail.com de uma lista com os nomes e o segmento representado (usuário, familiar ou trabalhador) e a especificação do que está sendo solicitado. Assim que possível, a comissão organizadora responderá a solicitação, informando o local de hospedagem ou a confirmação da alimentação. “É importante que estas solicitações sejam feitas em breve, pois há um limite para hospedagem. O envio da lista não exclui a necessidade de realizar a inscrição individual de participação para o evento” – informa Graziela.
Programação
Durante os três dias de evento serão realizadas ágoras sobre temas centrais no palco principal – discussões com a participação do público presente, de forma democrática e respeitosa, além de debates paralelos nas tendas instaladas pelo Camping, sobre assuntos em geral referentes à saúde mental. O entretenimento também está garantido, com expressões da arte e cultura dos participantes do evento.
No dia 06 de maio, agente redutores de danos e demais trabalhadores envolvidos nesta construção participam do I Fórum de Redução de Danos, para debaterem esta pauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário