A Ecovias Sul informa que as obras de duplicação atualmente em andamento na BR-116 são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e não fazem parte das intervenções previstas no contrato de concessão. . No escopo do projeto de duplicação, também estão contempladas algumas intervenções na antiga, e essas intervenções também são de responsabilidade do DNIT. As obras podem impactar o fluxo de veículos tanto dentro quanto fora do trecho sob concessão, entre Guaíba e Pelotas.
Sempre que as atividades do DNIT ocorrem dentro do trecho concedido, a partir do Km 400,5, em Camaquã, sentido Pelotas, a Ecovias Sul é comunicada e orienta o DNIT para que a sinalização esteja adequada e atendendo os manuais do próprio departamento, garantindo segurança viária aos usuários da rodovia e aos operários que trabalham nos locais.
Apenas em situações especiais e emergenciais a Ecovias Sul realiza alguma intervenção nos trechos em obras. Nesses casos, há uma coordenação prévia entre as equipes da concessionária e do órgão federal, o que permite informar os usuários com antecedência pelos canais oficiais da Ecovias Sul e imprensa. No entanto, fora da área concedida, a operação do tráfego e a comunicação aos motoristas ficam a cargo exclusivo do DNIT. Placas de sinalização instaladas na rodovia demarcam de quem é a responsabilidade de cada intervenção.
Paralelamente, a Ecovias Sul está realizando três obras emergenciais com foco na prevenção de danos estruturais provocados pelas chuvas intensas que têm atingido o Estado do Rio Grande do Sul. A concessionária está fazendo um investimento de R$ 40 milhões para a reconstrução das pontes sobre os arroios Viúva Tereza (km 470), Corrientes (km 490) e Contagem (km 502). As intervenções começaram em janeiro deste ano e têm previsão de conclusão até fevereiro de 2026.
“Sempre que há intervenções no trecho sob nossa responsabilidade, como as obras nas pontes, buscamos manter o usuário informado e garantir que o impacto seja o menor possível. Da mesma forma, quando o DNIT atua dentro da área concedida, há um alinhamento obrigatório para que possamos apoiar a gestão do tráfego e antecipar informações. Fora da concessão, a condução é feita diretamente pelo DNIT,” destaca o coordenador de Operações da Ecovias Sul, Nicolau Delucis.
Localização das obras no trecho concedido da BR-116
Trecho da BR-116 Tipo de Obra Responsável
Km 400 ao 402 Construção do Viaduto da Pompéia DNIT
Km 421 ao 427 Escavação e terraplanagem DNIT
Km 428 Construção da Ponte sobre o Rio Camaquã DNIT
Km 429 ao 430 Escavação e terraplanagem próximo ao Grill DNIT
Km 474 ao 475, Instalação de galerias DNIT
Km 508,7 ao 509,5 Escavação e terraplanagem DNIT
Km 470 Reconstrução da ponte sobre o Arroio Viúva Tereza Ecovias Sul
Km 490 Reconstrução da ponte sobre o Arroio Corrientes Ecovias Sul
Km 502 Reconstrução da ponte sobre o Arroio Contagem Ecovias Sul
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