segunda-feira, 13 de julho de 2020

Planejamento prevê retomada do turismo na Costa Doce Gaúcha

Um dos segmentos mais impactados pelo distanciamento social imposto pela pandemia, o turismo já dá demonstrações de que está vencendo este desafio. “Desde o dia 18 de março estamos trabalhando firmes e a cada dia mais unidos, para ofertar produtos seguros, sustentáveis, saudáveis e solidários na Costa Doce Gaúcha”, afirma a gestora do Projeto Coopergov pelo Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud. Novos roteiros, novas formas de se aventurar começaram a ser pensados e planejados para oferecer atividades de turismo com segurança, cumprindo todos os protocolos de distanciamento social para preservar a saúde de visitantes e da comunidade. “Queremos oferecer a oportunidade do contato com a nossa cultura, natureza e respeitando a limitação de público”, destaca Jussara.

Para tanto, foi elaborado um Planejamento Estratégico Emergencial para retomada do Turismo da região Costa Doce Gaúcha - Extremo Sul do Brasil, com metodologia participativa e integrada. O trabalho foi realizado com reuniões virtuais com a participação da governança do turismo da região, empreendedores e parceiros. “Mesmo a distância, não ficamos distantes, nos unimos para a construção de algo maior que é o planejamento de ações que nos ajudem a superar este momento de pandemia e logo que tudo passar, já estaremos preparados para receber os turistas que virão para esta região que pode oferecer um destino, sustentável, seguro, saudável e solidário”, afirma Jussara. Com esta ação, nos territórios denominados Vida na Lagoa, Meu Pago, Pelotas Criativa e Costa do Mar da Costa Doce Gaúcha, o turista terá momentos inspiradores em contato com a natureza e com a cultura local.

Um dos resultados do planejamento é um evento inédito que está em preparação para a Semana Farroupilha, em setembro. A secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba e coordenadora da Governança Regional de Turismo da Costa Doce Gaúcha, Cláudia Mara Borges, conta que a ideia é realizar gravações nos prédios históricos que estão no contexto da Revolução Farroupilha, criando um evento virtual que contará com música, shows, gastronomia, história e turismo em um único projeto. “Queremos deixar um legado pós-pandemia, tendo em vista o formato de apresentar a Região”, afirma. O projeto está em fase de aprovação e envolverá os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Cristal, São Lourenço, Rio Grande, Pelotas, Jaguarão e Piratini, como cidades anfitriãs, e artistas convidados das demais cidades que compõe a região.


Mais informações
Assessoria de Imprensa Sebrae RS – 51. 3216.5182 / 5301
Renata Cerini - renatac@sebraers.com.br
Ivana Gehlen - ivanag@sebraers.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário