domingo, 26 de julho de 2020

PANDEMIA e ESPIRITUALIDADE


Vivemos tempos difíceis, tempos de grandes questionamentos existenciais e espirituais. 

Com certeza quantas vezes nos perguntamos será que Deus se esqueceu de nós ? Onde está Deus? Porque Deus não intervém e termina de uma vez esta pandemia que assola a humanidade como um todo?
Estes questionamentos têm estado presentes através da história humana, especialmente quando a humanidade passa por momentos difíceis. Com certeza se vocês me perguntassem por que Deus permite tudo isto eu, com sinceridade, lhes responderia: não sei.
Também eu me pergunto - meu Deus porque tantos sofrimentos, porque tanta dor, porque tanta morte. Meu Deus, até quando?
Apesar de humanamente não encontrar uma resposta a tantas interrogações, consola-me a fé e a vivência dela e sei que não estou sozinho, porque sinto a presença do sagrado no meu dia-a-dia, sei que Ele está com a gente, Ele está com a humanidade.
Diz Gabriel Garcia Marquez no livro Cien años de soledad. “Não há mal que dure cem anos” um mal que remete contra a humanidade como consequência de ações, que não provenham de Deus, mas decorrentes das próprias ações humanas. Deus não se compraz com a nossa dor, com o nosso sofrimento já que Ele quer que tenhamos vida em abundância. (Cf. Jn 10,10), efetivamente que não se trata de viver uma vida à toa mas, uma vida de qualidade fortalecida pelos valores que do criador recebemos. Para ter esta vida de fato temos que cuidar mais desta que ele nos concedeu, cuidar da vida dos outros, cuidar da natureza, do meio ambiente.
Neste momento tão importante pelo qual estamos passando vale a pena a gente se perguntar: Quais são os cuidados que eu estou tendo com esta vida, presente de Deus, com a vida dos meus irmãos e irmãs? Vale a pena ressaltar a importância nestes tempos da presença da solidariedade, da compaixão, etc. Eu sou responsável pelo bem-estar do meu irmão. Dizia santa Joana Chantal: “A felicidade do meu irmão é a minha felicidade”
Trago presente um pedaço da musica do padre Fábio de Mello.
Onde estará aquele que eu concebi?
Confiei aos cuidados teus e agora não está aqui?
Onde andará o que um dia se descuidou?
Acaso os erros que cometeu são maiores que os teus?
Onde se esconde aquele que foi difamado?
Não pudeste limpar ao menos seu nome?
Olha, sou eu, se ele sofre, sou eu.
Falam de mim, pois seu rosto é meu.
É agora, mais do que nunca, olhar para os nossos irmãos e irmãs que tanto precisam de nós, sendo solidários para com eles, elevando ao Deus da vida a nossa prece, expressando-lhes a nossa admiração e acolhida.
Que o Deus fiel, o Deus doador da vida esteja sempre em nossa caminhada; que Ele faça prósperas todas as obras que realizamos.
Oração.
Unamo-nos em oração nestes momentos difíceis pela qual passamos.
Deus, Pai de infinito amor e misericórdia, te pedimos por todos e cada um de nós teus filhos e filhas. Vem em nosso auxílio, tira de nós tudo aquilo que nos possa causar mal e nos afastar de ti e do convívio de nossos irmãos.
Ajudai-nos Pai piedoso nestes momentos difíceis pela qual passa a humanidade, obra feita pelas tuas mãos, livrai ó Pai a nossa comunidade, a minha família. Que eles possam estar protegidos e fortalecidos pela tua presença Pai. Enviai o teu Espírito para que seja a nossa companhia nos diferentes momentos da nossa caminhada.
Que a tua mãe, que também é a nossa mãe, nos cubra com o seu manto maternal.
Amém, amém, amém.

Fiquem com Deus.

Pe. Wilfrido Mosquera, osfs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário