A Sala de Situação atualiza a previsão da condição meteorológica no estado para os dias 19 e 20 de janeiro:
Os acumulados poderão variar entre 40 e 80 mm no Sul, Campanha, Oeste, Centro, Costa Doce, Nordeste, Norte, Litoral Sul e Médio, e pontualmente atingir os 120 mm na região Sul e Extremo Sul. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 40 mm.
No decorrer de domingo (19), uma área de baixa pressão se desloca sobre o Estado em direção ao oceano, provocando instabilidades com chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas, temporais intensos com queda de granizo e rajadas de vento forte em áreas do Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Nordeste. Os volumes deprecipitação variam de 25 a 50 mm/dia, podendo alcançar até 70 mm/dia em pontos isolados. As rajadas de vento devem ficar entre 60 e 80 km/h, podendo superar pontualmente os 80 km/h junto às instabilidades.
Na madrugada e ao longo da segunda-feira (20), a área de baixa pressão segue se deslocando para o Oceano, trazendo temporais intensos com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento forte e eventual queda de granizo em parte do território gaúcho. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia na Campanha, Costa Doce, Centro, Vales, RMPOA, Norte, Nordeste e Litoral Médio e Norte. No Sul, os acumulados devem ser maiores, ficando entre 50 e 80mm/dia, podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia em áreas do Extremo Sul gaúcho. As rajadas de vento serão intensas, entre 60 e 80 km/h, podendo chegar aos 100 km/h associadas às instabilidades
A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança. Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.
Nenhum comentário:
Postar um comentário