No sábado (13), uma região de baixa pressão combinada com umidade do norte favorece chuvas moderadas a fortes com raios no Noroeste, Centro, Norte, Vales, RMPOA, Costa Doce e Litoral Médio e Norte. No restante do Estado, chuviscos ou chuvas fracas são esperados, com acumulados de 20 a 30 mm/dia, podendo superar 55 mm/dia no Norte, Serra, Litoral Norte e áreas próximas a Santa Catarina.
No domingo (14), uma baixa pressão avança para o oceano, trazendo chuvas moderadas a fortes com raios e risco de alagamentos pontuais no Leste, Centro e Campanha. Acumulações variam de 30 a 70 mm/dia na Campanha, Centro, Vales, RMPOA, Costa Doce e Sul, e podem exceder 100 mm/dia no Litoral Médio e Norte, com risco de deslizamentos no Litoral Norte. Ventos alcançam 40-60 km/h, o mar fica agitado e há risco de ressaca.
Na segunda-feira (15), a circulação marítima mantém tempo instável com chuviscos ou chuva fraca no Centro, Vales, Serra e Costa Doce. No Litoral Norte, chuvas persistentes acumulam em média 40-75 mm/dia. Ventos de 30-50 km/h são esperados no Norte e Sul do estado, com mar agitado e risco de ressaca no Litoral Médio e Norte.
Atenção! A Defesa Civil orienta: durante as chuvas, tome precauções como desligar eletroeletrônicos, fechar bem portas e janelas, buscar abrigo seguro, e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município.
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o estado, com exceção do baixo Uruguai e da Região Hidrográfica do Guaíba, que apresenta níveis entre cotas de atenção e alerta. As tendências atuais para os rios das bacias do Taquari-Antas e Alto Uruguai são de elevações dos níveis, já as demais regiões variam entre estabilidade ou declínio.
Devido à previsão de chuvas entre os dias 13 a 15 de julho, recomenda-se o nível de severidade de ALERTA (regiões em amarelo no mapa) para o leste, nordeste do estado e divisa com Santa Catarina, englobando em trechos ou por completo as bacias: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Litoral Médio, Tramandaí e Mampituba. Nessa condição é apontado o risco de cheias em arroios, córregos e rios menores, com transtornos em regiões ribeirinhas.
A previsão indica maiores volumes para a região litorânea, assim é indicada o nível de severidade de INUNDAÇÃO (regiões em laranja no mapa), com risco de subidas rápidas em rios maiores, arroios, córregos, devido às altas precipitações, principalmente no litoral. Também atenta-se para o risco de deslizamento e queda de barreiras nas áreas onde as chuvas ocorrerem de forma intensa (elevados volumes em pouco tempo). As bacias mais atingidas são: Mampituba e Tramandaí, e trechos das bacias Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário