Mensalmente, quatro sessões cinematográficas acontecerão na universidade.
Na próxima quinta-feira (9), o projeto cultural Cineclube Café e Conversa, promovido pela produtora Cine Millennium. acontecerá semanalmente na sala 1201 da sede da FURG-SLS (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290), a partir das 19h. Surgido a partir de encontros e conversas casuais entre amigos, o projeto visa a divulgar e estabelecer um polo cinematográfico na região, contando com o apoio das políticas públicas.
"O gestor cultural da produtora Cine Millennium, graduado em Cinema e Audiovisual pela UFPEL, pensou que seria divertido relembrar os tempos do antigo cinema de calçada. Trabalhando em conjunto com um empresário porto-alegrense, as primeiras sessões saíram do papel. Nosso diferencial está na reverência aos clássicos, que ainda são capazes de encantar os jovens", contou Al Vargas, responsável pelo projeto, com o sócio Jacir Vieczorek.
Ao todo, serão realizadas quatro sessões por mês, com acesso livre e entrada franca para toda a comunidade, seguidas de debates com convidados da área. Neste mês, a programação incluirá as exibições dos filmes "Cidade De Deus" (2002), "Ran" (1985), "O Último Metrô" (1980) e "Roma" (2018). A programação completa será divulgada no início de cada mês.
"Nosso projeto visa a que cada longa-metragem tenha valor histórico e seja de uma nacionalidade diferente, assim prestigiando o cinema do globo inteiro através das décadas. No primeiro mês, exibiremos produções brasileiras, francesas, mexicanas e japonesas. Em momentos futuros poderemos fazer alguns recortes específicos, como o neorrealismo italiano ou a nouvelle vague", destacou Al.
Para Vargas, a expectativa é resgatar gradualmente a cultura da Sétima Arte na cidade e oferecer entretenimento cultural durante a temporada de inverno, “suprindo a carência de opções de lazer diferenciadas na comunidade acadêmica local”.
A longo prazo, a Cine Millennium trabalha para consolidar uma sala de cinema comercial no município, enquanto a pretensão é que o projeto siga até o final de outubro na universidade, período em que a produtora faz uma pausa para se dedicar a outras atividades na comunidade, contemplando a temporada de verão. Além disso, dentro do projeto, estão previstas algumas sessões itinerantes que visitarão escolas de ensino médio e o Asilo Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário