sexta-feira, 19 de abril de 2024

Instituto Crescer Legal apresenta 121 jovens aprendizes gaúchos das turmas de 2024

O mês de abril marca os nove anos da fundação do Instituto Crescer Legal e a entidade celebrou da melhor forma: apresentando os jovens aprendizes rurais.

Abril 2024 – No próximo 23 de abril, o Instituto comemora nove anos da fundação. As comemorações foram antecipadas: nesta quinta-feira, 18 de abril, foi realizado, em São Lourenço do Sul (RS), o último dos cinco eventos que marcaram o início das atividades das turmas gaúchas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A entrega do crachá de jovem aprendiz foi realizada para 121 adolescentes entre 14 e 18 anos que participam do curso de gestão rural e empreendedorismo em suas respectivas comunidades.

No Rio Grande do Sul, além de São Lourenço do Sul, são sede do programa os seguintes municípios: Agudo, Gramado Xavier, Novo Cabrais e Vera Cruz. O momento é também de celebração pela expansão de território com a chegada do Instituto no Paraná, em São João do Triunfo, e a continuidade de uma turma em Santa Catarina, no município de Itaiópolis. Nestes locais, o Instituto conta com a parceria do executivo municipal, por meio das Secretarias de Educação, que oferece o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem.

“Foi um trabalho conjunto e sinérgico de diferentes pessoas que consolidou o Instituto Crescer Legal. Nesse sentido, as parcerias continuam sendo um pilar fundamental para a continuidade de nossas atividades, assim como o apoio de nossas associadas, que cedem cotas para que todos esses adolescentes possam se qualificar no contraturno escolar em suas próprias comunidades. Essa tem sido a fórmula de sucesso deste importante trabalho que já beneficiou mais de mil adolescentes rurais”, comenta Iro Schünke, diretor presidente do Instituto.

SÃO LOURENÇO DO SUL (RS)

Sede: EMEF Martinho Lutero – Localidade de Santa Augusta

Educador: Adriano Emmel

Jovens aprendizes: Adriel Resner Klug, Alisson das Neves Jéck, Amanda Sell Dummer, Amily Naeli Schulz Holz, Andressa Chaiane da Silva Pescke, Angelina Könsgen Behling, Dauan Enrique Grimm Heller, Dienefer Hörnke Treichel, Diogo Köhler Hobus, Emanuele Griesbach Radtke, Gustavo da Silva Oliveira, Gustavo Lilge, Jênifer Perleberg Buchweitz, Julian Holz Bunde, Kauan Rafael Kohn Bork, Kemilyn de Borba Zarnott, Laiana Heller, Lohana Hartwig Pinz, Luiza Sell Bierhals, Maiza Pollnow Ratzmann, Martine Larissa Krüger, Matheus Franz Schmitz, Natiely Almeida Bubolz, Sandi Regina Könsgen Rutz, Tebas Maske Strelow e Thiézari Henrique Klumb.

Fotos das respectivas turmas: https://andall.box.com/s/5ehnuviw3pfc7blco040f0mdc5mlmms6

SOBRE O PROGRAMA – Com um formato inovador na aplicação da Lei da Aprendizagem e a validação do Ministério do Trabalho, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas empresas associadas e apoiadoras, todas indústrias do setor do tabaco, para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até o mês de dezembro com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto.

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 com o objetivo de levar oportunidades de qualificação aos adolescentes do meio rural, sendo mais um instrumento do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil. Desde que começou a ser implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já certificou quase 900 adolescentes de regiões produtoras de tabaco, de 17 municípios gaúchos e um em Santa Catarina. Em 2024, amplia sua abrangência também para o Paraná. Além do Programa de Aprendizagem, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo; e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação.  Saiba mais em www.crescerlegal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário