Nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Zé Nunes (PT), participou da mobilização em defesa da cadeia leiteira, em Jaguarão. Na pauta, o aumento das importações de lácteos dos países do Mercosul, um dos principais fatores para as dificuldades dos produtores, o pedido de agilidade nas medidas federais, e também que a solicitação para que o governo gaúcho se posicione em favor da produção leiteira, assim como tem feito o governo federal, e apresente alternativas para o setor.
O Rio Grande do Sul perdeu quase 50 mil produtores de leite, desde 2015. “Isso é resultado da política de Eduardo Leite, que vem prejudicando a cadeia leiteira gaúcha, e como consequência, o RS perdeu o posto de segundo colocado na produção nacional. Em plena crise do setor, o governo do Estado implementou medida de aumento de imposto no RS”, explicou o parlamentar.
Entre as principais medidas anunciadas pelo governo Lula estão a revogação dos decretos do governo anterior, que facilitavam a importação, o aumento da fiscalização por parte da Receita Federal e da Polícia Federal no combate à triangulação e a reidratação (práticas proibidas), a compra de leite em pó através da Conab, no valor de R$ 100 milhões, com edital finalizado ontem, e a concessão de benefícios fiscais para estimular que a indústria brasileira compre dos produtores de leite brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário