Dia 21 de março é Dia Mundial da Síndrome de Down e foi escolhido porque graficamente se escreve como 21/3, o que faz alusão à trissomia do 21. Também é o Dia internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Aproveitamos essa data para falar de um assunto pouco comentado, mas que une os dois temas: a invisibilidade das pessoas negras com síndrome de Down.
Crianças negras com síndrome de Down têm menos chances de sobreviver ao primeiro ano de vida, quando comparadas com crianças brancas. Estudo publicado pela Pediatrics Nationalwide (1982-1996) aponta que a expectativa de vida de pessoas negras com síndrome de Down chegava a ser 50% menor quando comparadas com pessoas brancas.
É necessário garantir o acesso à saúde da população preta e pobre e, assim, evitar óbitos em decorrência da falta de cuidados adequados para pessoas com síndrome de Down. Também é preciso lembrar sobre a responsabilidade coletiva de promover e proteger os ideais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo primeiro artigo afirma que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".
#InvisibiliDOWN
Nenhum comentário:
Postar um comentário