terça-feira, 18 de maio de 2021

18 de maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

O dia 18 de maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista no país na luta dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


No Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2020, foram notificados 15.020 casos de violência sexual (SINAN, Ministério da Saúde). Destes, 5.039 (33,5%) contra crianças e 6.397 (42,6%) contra adolescentes, representando 76,1% dos casos notificados. Das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, 9.470 (82,8%) eram do sexo feminino e 1.966 (17,2%), do sexo masculino; 20,4%, da raça/cor da pele negra ou parda e 71,6% dos casos ocorreram na residência da vítima.

As principais violações de direitos contra crianças e adolescentes são a exploração econômica (trabalho infantil), a negligência, o abandono, e as violências física, sexual, psicológica e institucional. Essas violações envolvem diversos fatores de risco e vulnerabilidade, como as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.

O município de São Lourenço do Sul adere a campanha “Faça Bonito” através da Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi SACI), da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, com o intuito de mobilizar e informar a sociedade a participar da luta em defesa do direito das crianças e adolescentes se desenvolverem de forma segura e protegida, livre de abuso e da exploração sexual.

Você pode agir. Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes! Em caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar. Disque 100

Nenhum comentário:

Postar um comentário