quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

FETAG-RS E SINDICATOS preocupados com mais uma queda no preço referência do LEITE

Na manhã de ontem, terça-feira (23), foi realizada a reunião mensal do Conseleite. Na oportunidade, foi informado que a projeção do valor de referência do litro leite para o mês de fevereiro é de R$ 1,37, uma queda de 4,40% em relação ao mês de janeiro, quando ficou em R$ 1,43. 

O novo valor de referência é um fator preocupante para a FETAG-RS, para o Movimento Sindical e para os seus Sindicatos filiados, pois as seguidas quedas nos preços acabam sendo sentidas apenas pelo produtor, já que as indústrias repassam o aumento nos seus custos apenas para quem produz e não para os supermercados. 


O cenário atual é de preços mais baixos nas gôndolas, mas com prejuízos para o produtor, que está recebendo cada vez menos e pagando cada vez mais para poder produzir, praticamente inviabilizando a atividade leiteira no Estado. 


É preciso ter um olhar diferenciado para a cadeia leiteira e que visualize a considerável alta nos custos de produção e as constantes quedas nos preços pagos pelo litro, fatos que estão levando diversas famílias a abandonarem a atividade. 


A FETAG-RS reconhece que houve reajuste no preço referência, principalmente quando comparamos o valor que era pago em fevereiro de 2020 com o preço praticado em fevereiro de 2021, porém, o custo produção subiu muito mais neste período. Para que se tenha ideia, apenas nos últimos 6 meses, o valor a ração animal teve reajuste de 45% e os medicamentos tiveram alta de 40%. Nos dois primeiros meses de 2021, o preço do adubo foi reajustado em 20%. Todas essas altas, diminuem o lucro de famílias que dependem da atividade para sobreviver.

Também se faz necessário salientar que, enquanto para algumas cadeias produtivas o momento é positivo,  a do leite está em queda livre. Vale lembrar que os aumentos nas demais atividades acabam elevando os custos dos produtores de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário