quinta-feira, 7 de março de 2019

Operação Catena, apreendeu 15,5 mil quilos de pescado em uma indústria de São Lourenço do Sul,

Realizada entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Operação Catena, apreendeu 15,5 mil quilos de pescado em uma indústria de São Lourenço do Sul, na região sul do Estado. A fiscalização foi coordenada pelo Ibama e realizada conjuntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e o 2º Pelotão Ambiental de Rio Grande do Comando Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

A ação inspecionou 50 mil quilos de pescado em cinco câmaras frias e ainda promoveu auditoria em notas fiscais. A operação apurou que 23,3 mil quilos adquiridos desde o final de 2018 não tinham origem legal. Como parte dessa mercadoria já havia sido processada, a quantia apreendida chegou a 15,5 mil quilos.
As multas aplicadas totalizaram R$ 814,1 mil. Na carga apreendida, estavam produtos pesqueiros originados de pescarias de profundidade altamente controladas, como o “Peixe Sapo”, para o qual foi processado mais de duas toneladas, e o “Batata”, espécies originadas de pescarias costeiras bastante sobreexplotadas (com exploração excessiva). Além disso, foram apreendidas as pescadas abrótea, linguado e corvina, além de alvos da pesca lagunar, como a tainha, que compôs a maior parte da apreensão.

Também foi encontrada uma espécie em extinção armazenada na empresa, um grande exemplar de Marlim Azul (Makaira nigricans), com mais de 220 quilos. A espécie é protegida pela Portaria MMA nº 445/2014, contrariando as condicionantes da licença de operação do Órgão Municipal de Meio Ambiente, com implicação direta em crime ambiental, procedimentos lavrados 2º Pelotão Ambiental de Rio Grande.

Os proprietários da indústria foram autuados por exercício de pesca sem licença. Foram encontradas evidências de fraudes na emissão de notas fiscais e de uso de embarcações ilegais.

A carga apreendida foi doada para o Programa Mesa Brasil – SESC, beneficiando 117 entidades e 11.200 pessoas nos municípios de São Lourenço do Sul, Camaquã, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Ijuí. (Fonte - Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário