quinta-feira, 28 de março de 2019

Encontrado novo foco de larvas do mosquito Aedes aegypti

São Lourenço do Sul não tem infestação do mosquito, mas para manter-se assim, é preciso que cada um faça a sua parte, evitando acúmulo de água.  

Um novo foco com larvas do mosquito Aedes aegypti foi localizado em São Lourenço do Sul, desta vez na localidade do Coqueiro. As larvas foram encontradas por agentes de combate a endemias em uma armadilha e as amostras analisadas comprovaram que trata-se do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.

Imediatamente os agentes realizaram a fiscalização em um raio de 300m ao redor do local em que o foco foi encontrado, na busca por qualquer forma de acúmulo de água, além de conscientização dos moradores. Este é o terceiro foco de larvas encontrado neste ano. Em 2018, foram sete localizados. No entanto, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Adriane Soares, explica que o Município não tem infestação do mosquito e, para manter-se assim, a comunidade precisa fazer a sua parte evitando qualquer forma de acúmulo de água. Ela também explicou que não há casos das doenças em São Lourenço do Sul e que o mosquito não é portador, ele apenas transmite se picar alguém infectado e depois picar outra pessoa.

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante destinar corretamente pneus velhos ou furados, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno e evitar plantas que acumulam água nas folhas. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. A principal dica que todos devem ter em mente é que, toda e qualquer forma de acúmulo de água, mesmo que em pequena quantidade como uma tampinha de garrafa, já pode servir como local para o mosquito fêmea colocar ovos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário