quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Zé Nunes volta a cobrar que governo reveja a suspensão das alíquotas antidumping

Da tribuna, na tarde desta terça-feira (19), o deputado estadual Zé Nunes (PT), voltou a tratar da situação da cadeia leiteira. Ele manifestou as incertezas,  inseguranças e dificuldades do setor produtivo do leite no Estado e no país. “Fizemos um grande movimento em Brasília na última semana, justamente para tratar da suspensão das alíquotas antidumping imposta ao leite em pó importado da União Europeia e da Nova Zelândia. Saímos de lá com a garantia de uma publicação revendo isso. Até hoje, nada foi oficializado”, criticou o parlamentar.

Ele lembrou que o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni garantiu estar monitorando para que as medidas sejam publicadas logo, garantindo proteção aos produtores brasileiros contra a importação de leite da comunidade Europeia e da Nova Zelândia. “Toda certeza que tivemos naquele dia, caiu por terra. O governo pretende aplicar uma salvaguarda preliminar se tivermos indícios da invasão de leite importado no país. A tradução disso é: se arrombarem a casa, vou lá tentar evitar, avaliou Zé Nunes, coordenador do Grupo de Trabalho do Leite, na Assembleia.

No RS, nos últimos anos, houve estímulo à importação de leite em pó, decisão que proporcionou aumentar a entrada de leite no Estado, estabelecendo forte concorrência com o produto do Uruguai. Embora o Decreto 53.942/2018 tenha suspendido os efeitos por um período, ele vence final de fevereiro, e precisa ser revogado ou suspenso.

Cerca de 20 mil famílias já deixaram de trabalhar na cadeia do leite nos últimos anos, e se o governo não garantir as medidas protetivas do setor, outras 75 mil famílias podem sofrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário