sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Comissão de Agricultura defende a cadeia produtiva do tabaco durante reunião em Brasília

Em Brasília, integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa se reuniram, na terça-feira (4), com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Estiveram presentes os deputados estaduais Gilmar Sossella (PDT), Edson Brum (MDB), Adolfo Brito (PP) e Marcelo Moraes (PTB), além de representantes de entidades ligadas ao setor fumageiro.

Em pauta, a defesa da participação efetiva de representantes da cadeia produtiva do tabaco na Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o controle do Tabaco (COP 8), que ocorre em outubro na Suíça.

Em conferências anteriores, parlamentares e dirigentes setoriais foram impedidos de assistirem aos debates sobre o tema que ocorreram em Genebra. O Brasil é signatário da Convenção Quadro para o controle do tabaco, mas uma carta de intenções brasileira adverte que as resoluções internacionais não podem interferir na produção nacional do produto.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e o maior exportador, responsável por cerca de 91% dos mais de 700 milhões de toneladas produzidas, o que rende quase R$ 6,3 bilhões. Além disso, a cadeia produtiva do fumo representa 10% da receita agrícola do país. O tabaco é plantado em mais de 290 mil hectares, envolvendo cerca de 74 mil famílias.

“Em nosso Estado, 27 municípios têm relação direta com o segmento. A indústria fumageira dá emprego para 140 mil pessoas. Precisamos valorizar e dar suporte para este setor que é fundamental para a economia de nosso Estado e, inclusive, de nosso País. O ministro Padilha demonstrou que entende a importância do segmento e que vai buscar atender as demandas entregues durante a reunião”, destacou Sossella. 

Crédito da foto: Jessen Peixoto/Unale

Nenhum comentário:

Postar um comentário