Entre a noite deste sábado (11) e madrugada de domingo (12), o avanço de uma frente fria provoca tempestades severas no Oeste, Missões, Noroeste, Centro, e Norte do Estado, com rajadas de vento que podem passar dos 100 km/h, queda de granizo, chuva forte e raios. Há condições para a formação de uma Linha de Instabilidade, sistema que favorece a ocorrência de microexplosões e frentes de rajada, principalmente no Oeste, Missões e Noroeste.
Na tarde de sábado, as condições favorecem temporais isolados, com pancadas isoladas de chuva moderada e trovoadas no Norte, Serra e na RMPOA, além de granizo pontual e rajadas de vento de até 90 km/h no Noroeste, Centro, Vales, Sul e Campanha. À noite, tempestades se intensificam no extremo Oeste, parte da Campanha e Sul, com temporais acompanhados de queda de granizo de maneira isolada, chuva pontualmente forte, raios, e rajadas de vento que podem passar dos 100 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 5 e 20 mm/dia, com pontuais de 50 mm/dia no Sul. O mar fica agitado próximo à costa.
Na madrugada de domingo, o avanço de uma frente fria favorece temporais em praticamente todo o Estado, começando pelo Oeste, Missões e Sul, com rajadas de vento, queda de granizo e chuva moderada a forte. No Oeste, Missões, Noroeste, Norte e Centro, as tempestades ocorrem com maior intensidade e as rajadas de vento podem superar 100 km/h durante a madrugada. Na Campanha, Costa Doce, RMPOA, Litoral, Vales e parte da Serra, as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h associadas a temporais, além da eventual queda de granizo. Os acumulados variam entre 20 e 70 mm/dia e pontuais de até 90 mm/dia, com os maiores volumes nas Missões, Noroeste, Centro e Norte. O mar permanece agitado próximo à costa.
A tendência é que, na segunda-feira (13), a atuação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai provoque rajadas de vento em grande parte do Estado, com intensidade variando entre 60 e 80 km/h especialmente no Sul, Litoral, RMPOA, Serra e Nordeste. Há condições para pancadas de chuva fraca a moderada em áreas do Sul, Campanha, Costa Doce, RMPOA, Vales, Serra e Nordeste, com acumulados entre 5 e 20 mm/dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário