terça-feira, 7 de outubro de 2025

Preço do arroz cai 20% e produtores rurais reduzem áreas de plantio no Brasil


 O preço do arroz vem caindo nos supermercados brasileiros, o que representa alívio para o consumidor, mas uma grande preocupação para o produtor rural. 

O cereal, presente diariamente na mesa da população, acumula retração de quase 20% desde o início do ano. Apenas em agosto, a desvalorização foi superior a 2%, segundo dados mostrados pelo AgroBand desta segunda-feira (6).

Apesar de ser um alimento básico e símbolo da alimentação nacional — presente em pratos como o carreteiro, o sushi e o tradicional arroz com feijão — o consumo do produto também diminuiu. 

Em quatro décadas, o brasileiro passou a comer cerca de 11 quilos a menos de arroz por ano. Especialistas atribuem a mudança ao aumento da oferta de alimentos industrializados e à diversificação dos hábitos alimentares.

A redução dos preços tem afetado diretamente a rentabilidade dos orizicultores — produtores de arroz. Com a saca de 50 quilos sendo vendida por menos de R$ 60, o valor já não cobre o custo de produção, o que tem levado agricultores a planejar a diminuição das áreas cultivadas. A expectativa é que mais de 150 mil hectares deixem de ser plantados, com parte dos produtores migrando para outras culturas ou até para a pecuária.

Uma das estratégias em discussão é o uso de contratos de opção de venda. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destinou R$ 300 milhões para garantir a compra de até 200 mil toneladas de arroz na próxima safra. 

📸 Reprodução/Ministério da Agricultura e Pecuária

📲 Mais informações no site band.com.br

#BandJornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário