quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Termina nesta sexta-feira, 31, o prazo para responder pesquisa que avalia transporte escolar do Brasil

Termina nesta sexta-feira, 31, o prazo para responder à pesquisa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre transporte escolar rural, que tem como objetivos principais conhecer os desafios e aprimorar o acesso dos mais de 4,5 milhões de estudantes que residem ou estudam no campo. Os questionários buscam avaliar os dois programas gerenciados pelo FNDE: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). São perguntas sobre qualidade e durabilidade dos veículos, facilidade de acesso dos estudantes, segurança, entre outras questões os questionários buscam avaliar os dois programas gerenciados pelo FNDE, o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

A coordenadora-geral de apoio à manutenção escolar, Nazaré Marinheiro, ressaltou a necessidade da participação de todos. “É a primeira vez que estamos promovendo uma pesquisa para avaliar os resultados dos nossos programas de transporte, portanto, tudo aquilo que os gestores identificam como possíveis melhorias e também correções, devem ser colocadas nesse momento. É uma devolutiva muito importante para nós, mas é ainda mais importante para os estudantes que utilizam e se beneficiam cotidianamente.”

O coordenador da pesquisa pela Universidade Federal de Goiás, professor doutor Willer Carvalho, observa que os dados levantados até o momento já tem colaborado bastante para a compreensão do que, de fato, representam os programas lá na ponta. “Já recebemos muitos dados e tem sido satisfatória a riqueza de detalhes com que os questionários têm sido respondidos, mas é importante que mais gestores se empenhem em demonstrar, por meio desse canal, o diagnóstico do transporte escolar de suas regiões. Pois, tão importante quanto disponibilizar a política é averiguar se os resultados alcançados por ela estão de acordo com as suas definições”.

Os formulários, segmentados por público-alvo, ficarão disponíveis até esta sexta-feira, 31 de agosto, nos links abaixo:



- http://www.wikiportes.com.br/cacs (conselheiros de controle social do Fundeb).

Nenhum comentário:

Postar um comentário