domingo, 19 de agosto de 2018

Südoktoberfest é lançada com expectativa de recorde mundial

Em uma noite de cultura e muita alegria, a 31ª Südoktoberfest foi lançada no sábado (18), com o CTG Sepé Tiaraju lotado pelo público que aproveitou uma prévia do que está sendo preparado para os dias 11, 12, 13 e 14 de outubro, quando acontece a “Festa de Outubro no Sul” que neste ano quer bater um recorde mundial.

Com o tema “Viva com o Sonnenschein mais uma grande festa”, a tradicional celebração cultural lourenciana terá como temática os 35 anos de fundação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que serão completados no dia 25 de agosto. Por isso, a festa de lançamento da Südoktoberfest já foi uma comemoração pela data, reunindo integrantes do grupo e seus familiares, muitos ex-integrantes e o público que cantou os parabéns junto de alguns fundadores e da professora Soleni Peres, idealizadora e fundadora do Sonnenschein, que lembrou das dificuldades iniciais, da primeira apresentação de 12 integrantes. Ela também comemorou o crescimento do grupo que hoje tem aproximadamente 160 integrantes.

O prefeito Rudinei Härter aproveitou o momento para também homenagear o Sonnenschein, destacando sua importância para a cultura e para a educação, já que trabalha com um expressivo número de crianças. Já o presidente, Fabiano Bosenbecker, ao agradecer a todos que integram, ou já integraram o grupo, ressaltou que o Sonnenschein é uma exceção de longevidade no folclore e uma referência no Brasil.

Num ano especial, o Sonnenschein prepara uma Südoktoberfest com quatro dias de atrações, apresentadas ao público pela corte, a quem também coube apresentar o cartaz oficial do evento junto dos simpáticos mascotes Walter e Wilma. Foi uma noite também para saborear a gastronomia típica, assistir as apresentações das oito categorias do Sonnenschein e acompanhar a música típica com Bier’s Band e baile com Sul Brass.

 Atrações confirmadas

A Südoktoberfest terá mais uma vez estrutura ampliada no Esporte Clube São Lourenço para receber os visitantes entre 11 e 14 de outubro. A programação tem buffet típico alemão e pomerano, café colonial, ampla praça de alimentação, encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, o concurso para eleição da nova corte, torneio de schafkopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, concurso de chopp a metro, desfile de rua, entre outras atividades. Os palcos receberão dez bandas: Passarela, Orquestra Eichelberger, Amazônia, Hoppus, Santa Cruz, Bier’s Band, Diplomata, Estilossom, Novo Horizonte e Sul Brass.

Recorde mundial

Neste ano, a Südoktoberfest quer fazer história, batendo o recorde com a maior polonese do mundo, colocando assim o nome de São Lourenço do Sul no Guinness Book. A tradicional dança que abre bailes típicos será na tarde de 12 de outubro, iniciando no Centro da cidade e encerrando dentro dos pavilhões da festa.

O Sonnenschein e a Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL) são parceiros na iniciativa e já mobilizam lourencianos para participar do momento. Visitantes de todas as cidades também podem participar. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente pelo site sudoktoberfest.com.br e, para fazer parte do recorde mundial, basta que o casal esteja com traje típico. O recorde mundial atual é da cidade gaúcha de Vera Cruz, mas já batido por uma cidade da Polônia, porém ainda não oficializado pelo Guinness Book, o que a Südoktoberfest já quer superar. 














Fotos e Informações: Cristian Iepsen


Nenhum comentário:

Postar um comentário