quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Deputado Zé Nunes comemora suspensão das importações de leite em pó

O deputado estadual Zé Nunes (PT) comemorou a decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de suspender as importações de leite do Uruguai e abrir processo de rastreabilidade do produto proveniente do país vizinho. A medida é consequência de denúncias de deslealdade comercial e suspeitas de triangulação, foi anunciada pelo ministro Blairo Maggi e confirmada pelo secretário-executivo do MAPA, Eumar Novacki, nesta terça-feira (10).

Novacki reuniu-se com uma comitiva de lideranças políticas e produtores gaúchos encabeçada pelo deputado, que coordena o Grupo de Trabalho instituído na Assembleia Legislativa para encaminhar soluções para a crise do setor.
Zé Nunes entende que o setor lácteo terá uma trégua na competição exercida pelo produto importado, enquanto busca-se outras medidas necessárias para reestruturar a cadeia. No ano passado, o Uruguai produziu 1,7 bilhão de litros de leite e destinou 700 milhões de litros ao mercado interno. Segundo dados divulgados pelo próprio país, o saldo, se convertido em pó, renderia 120 mil toneladas. Só o Brasil recebeu 100 mil toneladas de leite em pó e 18 mil toneladas em queijos do país vizinho, o que representa praticamente todo o volume restante.

A comitiva também reuniu-se com o ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para insistir na necessidade do governo federal adquirir o excedente do produto por meio de compras governamentais e de instituir linha de crédito com juros subsidiados para os produtores. No final do dia, participou da reunião da bancada federal do Congresso.
Zé Nunes reforça que são necessárias medidas de curto, médio e longo prazo para enfrentar a maior crise da cadeia leiteira das últimas décadas, responsável pelo afastamento de 25 mil famílias da atividade. Ele defende a importância social e econômica da atividade, presente em 94% dos municípios gaúchos e composta por 95% de agricultores familiares.
Desde o ano passado, o parlamentar atua nesta questão e promoveu duas audiências públicas que uniram os agentes do setor e diagnosticaram os danos provocados pelas importações. Nunes coordena, agora, dois grupos de trabalho no parlamento gaúcho sobre o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário