domingo, 22 de outubro de 2017

Audiência em São Lourenço do Sul analisa o legado de Lutero

O legado da Reforma Luterana, que comemora 500 anos em 2017, foi o tema de audiência pública promovida pelo mandato do deputado Zé Nunes (PT) neste sábado (21), no salão da Comunidade Bom Jesus, em São Lourenço do Sul. Cerca de 130 pessoas participaram do momento de reflexão e confraternização e assistiram à palestra do professor de Missiologia da Escola Superior de Teologia-Faculdade EST, Roberto Zwetsch.

A audiência compõe um calendário de atividades que inclui outra audiência, realizada em São Leopoldo, em agosto, e uma sessão solene da Assembleia Legislativa. Zé Nunes afirmou que as atividades significam o esforço de valorização da história e cultura presentes na imigração pomerana da região. “A influência da reforma ultrapassa o aspecto religioso e perpassa questões políticas, administrativas e econômicas”, reforçou. O parlamentar foi prefeito de São Lourenço do Sul, município que abriga uma forte comunidade de descendentes de pomeranos e, por isso, a relação com o tema da Reforma. Ele é autor do Projeto de Lei 180/2016, que reconhece como relevante interesse cultural no Rio Grande do Sul a língua pomerana falada e escrita.


Roberto Zwetsch estabeleceu uma provocação sobre a abordagem histórica de Martinho Lutero apresentando duas imagens do teólogo: o jovem monge de 31anos que pregou 95 teses na igreja de Wittemberg, na Alemanha, e a figura imponente retratada na estátua de um Lutero vestido com roupas de magistrado ao lado de uma catedral, que simboliza o poder. Lutero contestou a poder da igreja católica e suas relações com a monarquia a partir de um principado, um país periférico. Lutero, salientou o professor, contribuiu para a transformação do sistema feudal para a modernidade e da Monarquia para a República. Divulgou sua obra por meio de panfletos e contribuiu uma obra vasta. A principal delas tem 150 volumes.

A figura imponente do Lutero reconhecido não deve se sobrepor à coragem no jovem monge que contestou, por exemplo, a venda de indulgências. “Se queremos ser reconhecidos como cristãos, temos que olhar para baixo. Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes concede sua graça”, concluiu, citando versículo bíblico do livro de Pedro.

Participaram do encontro o vice-presidente do Sínodo Riograndense da IECLB, pastor Fábio Steinert; o pastor da Comunidade São João do Bom Jesus, Milton Vorpagel; o conselheiro distrital da IEL, pastor Nilson Walder; o presidente da Comunidade Bom Jesus, Renato Blank;  o representante do projeto Educamemória da FURG, Carmo Thum; o deputado federal Henrique Fontana e os vereadores Rodrigo Seefeldt, de São Lourenço do Sul, e Thiarles Schneider, de Morro Redodondo.

A saudação de abertura de audiência foi realizada no idioma pomerano pelo professor Hilbert Wendler e pelo coral Avante para Cristo, da Comunidade Bom Jesus. Ao final, apresentou-se o grupo Stippas, de Morro Redondo. O evento teve ainda apresentação e comercialização de produtos da Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário