Atenção, atletas! 🚨
Torneio de Voleibol Feminino 🤩
🗓️ 01/12/2024
🎟️ Inscrições abertas
Contamos com sua participação para tornar este evento um sucesso!
Para mais informações entre em contato pelo número: (53) 991740125 - Mari.
Atenção, atletas! 🚨
Torneio de Voleibol Feminino 🤩
🗓️ 01/12/2024
🎟️ Inscrições abertas
Contamos com sua participação para tornar este evento um sucesso!
Para mais informações entre em contato pelo número: (53) 991740125 - Mari.
Atenção, atletas! 🚨
Torneio de Volei Masculino🤩
🗓️ 08/12/2024
🎟️ Inscrições abertas
Contamos com sua participação para tornar este evento um sucesso!
Para mais informações entre em contato pelo número: (53) 991740125 - Mari
A EMEF Padre Maximiliano Strauss, tem a satisfação de convidar para o VI Festival Pomerano que irá se realizar no dia 09/11/2024, a partir das 14 horas no Ginásio de esportes do Boqueirão.
VENHA PRESTIGIAR
No dia 9 de novembro, sábado, venha prestigiar a beleza, a simpatia e a vitalidade das candidatas do Miss Zona Sul Terceira Idade! O evento acontecerá nas dependências do Parque de Exposições do Sindicato Rural e CTG Sepé Tiaraju. Não perca esta grande oportunidade de valorizar a autoestima, a qualidade de vida e o bem-estar da nossa terceira idade. Nossos participantes mostram com orgulho as diversas qualidades que os tornam únicas e inspiradoras.
Venha com alegria e muita torcida!
Não perca!dia 9 de novembro, sábado, venha prestigiar a beleza, a simpatia e a vitalidade das candidatas do Miss Zona Sul Terceira Idade! O evento acontecerá nas dependências do Parque de Exposições do Sindicato Rural e CTG Sepé Tiaraju. Não perca esta grande oportunidade de valorizar a autoestima, a qualidade de vida e o bem-estar da nossa terceira idade. Nossos participantes mostram com orgulho as diversas qualidades que os tornam únicas e inspiradoras.
Venha com alegria e muita torcida!
Não perca!
Inscrições pelo link: https://forms.gle/BTmFLjTPMCqqs2sa6
Ressaltamos que, conforme verificado, o cancelamento deste confronto não altera o resultado final da competição nem interfere na pontuação das equipes envolvidas. Sendo assim, a Federação considera válida a solicitação, estando de acordo com o regulamento vigente."
Destaca a Federação Gaúcha de Futsal - FGFS no Ofício N° 177/2024.
Foram apreendidos 2.138 kg de tubarão-azul, uma espécie vulnerável à extinção, e 1.965 kg de atum.O Comando Ambiental da Brigada Militar participou da operação conjunta com a Polícia Federal e o IBAMA no combate a práticas de pesca predatórias e ilegais que ameaçam espécies e ecossistemas marinhos no Rio Grande do Sul.A operação, realizada de 13 a 24 de outubro, abrangeu as regiões de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul.
A ação resultou na apreensão de 4,7 toneladas de pescado, posteriormente doadas ao programa Mesa Brasil, beneficiando centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Entre os peixes apreendidos estavam 2.138 kg de tubarão-azul, uma espécie vulnerável à extinção, e 1.965 kg de atum. Além disso, foram aplicadas multas que somaram R$ 300 mil, três embarcações foram suspensas, e redes ilegais foram confiscadas.O Comando Ambiental destaca o compromisso das forças ambientais em proteger a biodiversidade marinha e assegurar que a pesca ocorra de forma sustentável e em conformidade com a legislação.
Fonte : Comando Ambiental da BM
Levantamento feito pelo UOL aponta que a perda de espaço da esquerda nas eleições municipais das capitais brasileiras é progressiva e gradual desde 2012.
O resultado é que, neste ano, partidos de esquerda e centro-esquerda foram praticamente varridos das prefeituras de capitais.
O chamado campo progressista elegeu apenas três prefeitos: João Campos (PSB) em Recife; David Almeida (Avante) em Manaus, e Evandro Leitão (PT) em Fortaleza.
O fenômeno é acompanhado por ascensão tanto de partidos de direita quanto os do chamado centrão:
A esquerda, que chegou a ter cinco prefeitos em 2012, agora tem apenas um.
A direita, por sua vez, avança: eram dois prefeitos em 2012, três em 2016 e e em 2020. Agora são oito.
Para a análise, a reportagem utilizou a última edição do GPS partidário da Folha de S.Paulo como critério para o alinhamento dos partidos.
Siglas que deixaram de existir nesse período foram avaliadas de acordo com o posicionamento das novas às quais se juntaram ou nas quais se transformaram.
Especialistas apontam várias causas e fenômenos por trás desse cenário:
O campo conservador ganhou força de forma gradual nas capitais brasileiras ao longo dos últimos 12 anos, saindo de nove prefeitos em 2012 para 13 em 2024.
Nessa equação, entretanto, a centro-direita manteve-se constante: foram sete prefeitos em 2012, nove nas duas eleições seguintes, e oito em 2024.
Quem puxa o crescimento é a direita, que nos 12 anos foi de dois a oito prefeitos.
"Os anos Bolsonaro tiraram uma direita que estava na grande maioria das vezes escondida e a colocaram no espaço público, especialmente a extrema direita. Isso abalou de certa forma a esquerda, que perdeu espaço. Isso fica notório no resultado dessas eleições", explica o cientista político e professor Rodrigo Prando.
As eleições de 2012 são marcadas ainda pela presença do PSDB como principal adversário do PT e da esquerda — os tucanos disputaram aquele segundo turno em nove capitais. Em 2024, não entraram em nenhuma.
"Eu até costumava brincar que um percentual votava no PSDB porque não tinha Jair Bolsonaro, eram bolsonaristas antes dele. Quando o Bolsonaro tornou-se uma figura viável eleitoralmente, essas pessoas abandonaram o PSDB, porque na verdade nunca houve uma identificação ideológica com a social-democracia, mas apenas porque o PSDB representava o antipetismo", afirma Prando.
Para o pesquisador, entretanto, a ascensão da direita não é suficiente para explicar a perda de espaço da esquerda nas capitais brasileiras.
"Não é só o extremismo bolsonarista que ganha; é o centrão, são os partidos de centro, conservadores de certa maneira, mas não necessariamente o extremismo", completa.
Centrão cresce no Executivo turbinado por verba do Legislativo
Partidos de centro segundo o GPS da Folha, MDB e PSD tiveram um aumento massivo de força e influência nas eleições municipais das capitais em 2024, elegendo dez prefeitos.
O número aumentou constantemente desde 2012: saltou de três prefeitos para seis em 2016 e de oito em 2020 para os atuais dez.
Siglas alinhadas na centro-direita, mas tradicionalmente associadas ao chamado centrão, como o PP, também tiveram destaque, elegendo nomes em Belém e Campo Grande.
"O orçamento secreto tem esse nome porque é complexo averiguar quem foi o beneficiário direto das emendas. A distribuição orçamentária beneficia alguns candidatos, ligando eles a obras e aos deputados que trouxeram essas emendas para as cidades", explica o consultor e estrategista político Giuliano Salvarani.
Embora esteja alinhado à direita no GPS político, o PL de Jair Bolsonaro também se beneficiou das emendas parlamentares, segundo os especialistas ouvidos pela reportagem. O partido elegeu prefeitos em quatro capitais.
"Essa ascensão do PL deve-se mais a uma articulação política do presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, do que propriamente ao Bolsonaro. O PL tem uma característica de ser muito mais um partido ligado ao centrão, ao pragmatismo, do que ao extremismo bolsonarista", completa Salvarani.
Esquerda corre atrás na comunicação
Se a entrada de uma direita mais agressiva no jogo político e um centrão turbinado explicam a ascensão desses setores nas capitais brasileiras, há reflexões também dentro da própria esquerda para a perda de espaço.
Para os especialistas, elas passam pela dificuldade de comunicação no meio digital, campo dominado pelos adversários.
"A esquerda deixou de mobilizar a sua base onde ela está mais presente, nas redes sociais. Tem tomado um grande baile em relação à direita e à extrema direita", afirma Giuliano Salvarani.
"Em São Paulo, você tem uma transferência quase integral de votos de Pablo Marçal para Ricardo Nunes. A falta de um aparato tecnológico robusto para competir pela atenção e pela configuração política na sociedade faz com que a esquerda seja quase dizimada do cenário político", completa.
Além disso, ele aponta que a direita tem tido mais facilidade em renovar seus quadros e apresentar novos nomes com narrativas consolidadas nos meios digitais.
"Quadros novos como Marçal, o próprio caso de Fortaleza? Apesar de ter sido derrotado, o André Fernandes (PL) fez um grande papel. Se você pegar o mapa eleitoral da esquerda, praticamente ninguém foi eleito pelo digital. Se o PT e a esquerda não renovarem sua comunicação digital, a reeleição de Lula estará em risco", afirmou.
Para Salvarani, a saída é a formação de novos marqueteiros e profissionais de comunicação que rompam com os métodos tradicionais baseados em televisão, jornais e revistas.
"A comunicação da esquerda se pauta de maneira ultrapassada, o jornalzinho de bairro, a rádio comunitária, a plataforma da TV. Não que não sejam importantes, mas a política se pauta hoje na internet. Quem apostou e profissionalizou isso e se deu bem nessa eleição."… - Veja mais em https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2024/10/28/em-12-anos-direita-sai-da-toca-e-com-o-centro-varre-esquerda-de-capitais.htm?cmpid=copiaecola
https://www.youtube.com/live/2G349B9CX0c?si=hVdxz7O-KDyzV2HP
Os gols da ABF no jogo de sábado (26) foram marcados por Natã Clei (2x) e Gabriel Lima. Os gols da ACBF foram marcados por Fernando (2x), Samuel (2x), Ryan, Barbosinha, Murilo e Jhonnas.
Com o resultado a ABF precisa vencer a ACBF em Carlos Barbosa no tempo normal e na prorrogação para seguir para a fase semifinal do Campeonato Gaúcho Série Ouro 2024.
COPA RS
Na quarta-feira (30), a equipe lourenciana encerra a sua participação na Copa RS. A ABF recebe Caxias do Sul Futsal pela sexta rodada do Grupo A da competição. O jogo acontece às 20h no Ginásio do Esporte Clube São Lourenço. Os ingressos custam R$ 5,00.
Acompanhe os jogos da ABF Ao Vivo no YouTube Litoral Esportes. Apoio Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.
Foto: Guilherme Krüger.
A ação reforça o compromisso da instituição com a segurança da comunidade.
Até o momento não foi localizado o responsável pelo porte ilegal da arma de fogo.
”Brigada Militar, patrimônio do povo gaúcho”
Em caso de emergência, ligue *190*
30°BPM/ComSoc
Na manhã de hoje, 25/10/2024, policiais civis e policiais militares realizaram as diligências de busca encontrando porções de cocaína e uma balança de precisão.
Os investigados, um casal de 25 e 21 anos de idade, responderão por tráfico de drogas. Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-98448.5901
Série Ouro 🏆 - ABF recebe a ACBF pelas Quartas de Final no sábado (26)
➡️ Uma semana histórica em São Lourenço do Sul, a ABF se prepara para o duelo contra a ACBF, pelo primeiro jogo das Quartas de Final do Campeonato Gaúcho Série Ouro da FGFS. O jogo está marcado para o sábado (26) às 20h no Ginásio do Esporte Clube São Lourenço.
Garanta o seu ingresso 🎟️ por R$ 20,00 e torça pela ABF entre os gigantes do futsal nacional. 🇧🇷
Acompanhe Ao Vivo no YouTube Litoral Esportes 📺🎙️
Apoio: Prefeitura Municipal.
O Brasil registrou, ao longo de todo o ano de 2023, uma média de 196 casos de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos. Cerca de 80% das agressões contra crianças de até 14 anos ocorreram dentro de suas próprias casas. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (24) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base em casos notificados por unidades de saúde.
Dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo Ministério da Saúde, indicam que casos de violência afetam todas as faixas etárias em questão.
Em 2023, foram registradas mais de 3 mil notificações envolvendo bebês com menos de 1 ano, enquanto 8.370 casos estavam relacionados a crianças de 5 a 9 anos. Adolescentes de 15 a 19 anos foram as principais vítimas de agressões, respondendo por 35.851 notificações ao longo do ano.
Subnotificação
Apesar do número expressivo de registros, a entidade alerta que os dados representam apenas “a ponta do iceberg” e que a subnotificação figura como um grande desafio, impedindo uma compreensão mais precisa da real dimensão do problema. Segundo a SBP, muitas agressões contra crianças e adolescentes não são relatadas, sobretudo em áreas remotas ou com poucos recursos.
O cenário de subnotificação de casos de violência contra crianças e adolescentes, de acordo com a SBP, é particularmente evidente na Região Norte, onde o número de notificações é significativamente menor, o que pode estar relacionado tanto à dificuldade de acesso aos serviços de saúde quanto à ausência de mecanismos eficazes de denúncia.
A entidade destaca que, no Brasil, a notificação de qualquer caso suspeito ou confirmado de violência contra crianças e adolescentes é compulsória, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todos esses casos devem ser reportados ao conselho tutelar local.
“Em situações mais graves ou que envolvem crimes como violência física, psicológica ou sexual, as delegacias de polícia e o Ministério Público também precisam ser notificados.”
Distribuição geográfica
De modo geral, estados da Região Sudeste concentram a maioria dos casos de violência física contra crianças e adolescentes, o que, segundo a SBP, é esperado em razão da alta densidade populacional e de sistemas mais eficientes de diagnóstico e denúncia. Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, entretanto, também registraram números classificados pela entidade como expressivos.
O estado de São Paulo lidera em todas as faixas etárias, com 17.278 registros de violência física – uma média de quase 50 casos por dia. Minas Gerais aparece como o segundo estado com mais notificações, contabilizando 8.598 notificações ao longo de 2023.
Em terceiro lugar, está o Rio de Janeiro, que registrou 7.634 agressões.
A entidade classifica os números relacionados à Região Sul como “preocupantes”, com destaque para o Paraná, com 7.266 casos, e o Rio Grande do Sul, com 2.331 casos. “No Paraná, chama a atenção a elevada proporção de casos em menores de 10 anos, representando um terço das notificações. Em Santa Catarina, 31% dos episódios de violência física também envolvem crianças com menos de 10 anos”.
Já no Nordeste, a Bahia aparece com o maior número de ocorrências, 3.496. Outros estados com números expressivos incluem Ceará (2.954 casos) e Pernambuco (2.935 casos), sobretudo entre adolescentes de 15 a 19 anos.
No Centro-Oeste, o estado de Goiás se destaca com 2.533 casos, dos quais 70% ocorreram entre adolescentes de 10 a 19 anos.
No Norte, o Pará se sobressai, com 2.357 notificações, o maior registrado em toda a região.
Orientações
A SBP classifica a violência contra crianças e adolescentes como uma doença silenciosa e avalia ser fundamental que profissionais de saúde estejam atentos e sensíveis a possíveis sinais de agressão, incluindo fraturas inexplicáveis ou específicas de traumas intencionais; e relatos contraditórios ou lesões incompatíveis com o trauma descrito ou com o desenvolvimento psicomotor da criança.
“A violência intrafamiliar é uma doença crônica e progressiva, que se repete de geração em geração e causa grande impacto devido à relação de dependência entre vítima e agressor, tanto pelo dano físico quanto pela destruição de laços afetivos. Como uma doença, que afeta todas as classes sociais e culturas, ela apresenta sinais e sintomas que exigem tratamento e a interrupção do ciclo com medidas de denúncia e proteção.”
A entidade destaca que, embora o diagnóstico de violência e o encaminhamento de uma notificação não constitua uma denúncia formal contra os agressores, ambos configuram “um passo importante no processo de cuidados destinado a pessoas em situação de risco”.
Campanha
A SBP informou que, após debater o tema no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorreu entre 22 e 26 de outubro em Florianópolis (SC), será lançada uma nova campanha de sensibilização e orientação diagnóstica sobre violência contra crianças e adolescentes no Brasil.
A proposta é fortalecer ações de prevenção e a identificação precoce de sinais de agressão em todos os níveis de serviços de saúde.
Na data de 23/10/2024, a Polícia Civil apresentou o Projeto Libertar, demonstrando sua eficácia no combate aos crimes sexuais, no Simpósio Construindo Pontes e Rompendo o Silêncio promovido pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil de Montenegro.
Na oportunidade, a Escrivã de Polícia Bianca Benemann, desenvolvedora do Projeto Libertar, apresentou os resultados obtidos com sua implementação na 29ª Região Policial.
Segundo a Delegada de Polícia Regional da 29ª Região Policial, Dra. Vivian Sander Duarte: "o Projeto Libertar contempla o caráter repressivo, já que identifica vítimas e autores de crimes sexuais, promovendo a responsabilização destes últimos, bem como o caráter preventivo, pois municia adolescentes para se prevenirem de ataques de predadores sexuais reais e virtuais. Tudo isso com baixíssimo recurso público".
Defesa Civil alerta para chuva e ventos fortes, raios e queda de granizo nas próximas horas nas áreas em vermelho. Emergência ligue 190 ou 193.
Defesa Civil alerta para tempestades com raios, queda de granizo, rajadas de vento intenso e alagamentos pontuais em grande parte do estado. Emergência ligue 190 ou 193.
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.
*(VENTO) Maiores rajadas de vento registradas entre 8h e 22h de hoje 23/10/2024:*
*INMET:*
Passo Fundo: 74,0 km/h
São Luiz Gonzaga: 65,0 km/h
Soledade: 58,0 km/h
Santo Augusto: 54,0 km/h
Teutônia: 53,0 km/h
Ibirubá: 52,0 km/h
Dom Pedrito: 50,0 km/h
Santa Rosa: 50,0 km/h
*REDEMET:*
Passo Fundo: 56 km/h
Santa Maria: 50 km/h
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há previsão de temporais em todo estado nos próximos dias. Entre os alertas estão temporais associados a rajadas de ventos, queda de granizo e descargas elétricas.
Confira abaixo algumas dicas da CEEE Equatorial sobre os riscos e perigos durante as tempestades:
Antes da tempestade
Desligue seus aparelhos eletrônicos da tomada aos primeiros sinais de chuvas fortes e raios puxando pelo plugue, nunca pelo fio.
Fios e cabos ao solo
Mantenha-se afastado caso se depare com fios e cabos ao solo.
Ventos fortes
Evite ficar perto de árvores, postes ou fios de eletricidade durante ventos fortes.
Em casa
Fique longe de janelas e evite utilizar aparelhos elétricos conectados durante a tempestade.
Emergência
Em caso de emergências elétricas, entre em contato com a CEEE Equatorial por meio dos canais de atendimento:
- Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
- Site ceee.equatorialenergia.com.br;
- Central de Atendimento: 0800 721 2333.
Assessoria de imprensa da CEEE Equatorial
Pra iniciar a quarta-feira(23) com tudo a gente conta pra vocês a data da 36ª Südoktoberfest. 🍻
De 09 a 12 de outubro de 2025 São Lourenço vai virar festa.🇩🇪
E a gente já está preparando tudo com o mesmo carinho e entusiasmo de sempre.❤️
Logo, logo teremos mais novidades pra vocês.😊
Com lindo dia de sol ☀️, nesta terça-feira (22), ocorreu a caminhada literária que deu início às comemorações da 3ª Festa da Literatura e da Cultura de São Lourenço do Sul.
No final da tarde a escritora e celiana Verena Becker lançou seu livro “Crianças do mundo e as crianças de São Lourenço do Sul” com palestra de Angela Cabral.
E a noite, aconteceu o lançamento da obra coletiva “Nossa gente, nossas histórias” com registros do Quilombo Rincão das Almas.
Ainda contamos com a participação do Quilombo Literário da Furg e apresentação musical de Fernando Teixeira e Jorge Teixeira.
Agricultores moradores da localidade de Pinheiros, zona rural de São Lourenço do Sul, reclamam da falta de manutenção de ponte. Segundo relato na rede social Facebook a situação é crítica. Veja:
A prisão ocorreu através da troca de esforços entre os órgãos Policiais. Hoje, 22/10/2024, tão logo o Setor de Investigações da DP Camaquã recebeu notícias de seu paradeiro realizou a prisão. O foragido foi localizado numa propriedade rural localizada na Estrada Passo da Vitorina, interior de Camaquã.
Após os tramites legais será encaminhado ao sistema prisional a disposição do poder Judiciário
Na tarde de terça-feira(22/10/2024), a Polícia Civil de São Lourenço do Sul realizou a prisão decorrente de condenação de um homem de 32 anos de idade que incendiou a residência de sua família em 09/03/2022.
O indivíduo foi condenado a 06 anos de reclusão pelo crime de incêndio doloso.
A prisão ocorreu no centro da cidade. Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-98448.5901.
O foragido tentou matar a própria mãe, de 60 anos, em BARRA DO RIBEIRO/RS, no dia 10/02/2023, ocasião em que a ofendida foi encontrada com lesões aparentes nos olhos e na cabeça, apresentando, a princípio, traumatismo crâniano. Concluído o Inquérito Policial, houve representação pela prisão preventiva, sendo o pedido acatado pelo TJRS.
O preso será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.
Os acumulados poderão variar poderão variar entre 30 a 60 mm sobre áreas da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, Norte e RMPOA. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm.
Na quarta-feira (23), instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina se intensificam, trazendo chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo e temporais isolados nas regiões Oeste, Campanha, Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales e RMPOA. Os acumulados ficam entre 20 e 40 mm/dia em áreas da Campanha, Oeste, Norte e Vales, e abaixo de 15 mm/dia nas demais regiões. Além disso, as rajadas de vento associadas às instabilidades podem chegar aos 90 km/h.
Durante a quinta-feira (24), o sistema de baixa pressão permanece se intensificando e se aprofunda sobre o Uruguai e Sul gaúcho, dando origem a um ciclone extratropical. Esse ciclone aliado a uma frente fria deve trazer chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo, ventos intensos e tempestades em todo o Rio Grande do Sul. Os ventos devem ser constantes de 60 a 80 km/h na metade Sul do Estado, Serra, Nordeste, RMPOA e todo o Litoral, e as rajadas podem ultrapassar os 90 e 100 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm/dia na Campanha, Oeste, Centro, RMPOA e Norte do Estado.
Atenção! A Defesa Civil orienta: durante as chuvas, tome precauções como desligar eletroeletrônicos, fechar bem portas e janelas, buscar abrigo seguro, e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.
👉 Os municípios interessados devem enviar um Termo de Adesão assinado pelo prefeito, juntamente da documentação necessária, para o e-mail designado no edital. Prefeituras contempladas na primeira fase devem aderir novamente, caso haja interesse. O número de kits será informado no site da Secretaria de Desenvolvimento Social. Na sua primeira edição, a iniciativa distribuiu 24,7 mil unidades.
📲 Acesse social.rs.gov.br e saiba mais!
*Descrição de imagem no texto alternativo. #Acessibilidade