terça-feira, 8 de outubro de 2024

Áreas com risco hidrológico no RS

 A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o estado, com exceção dos rios Santa Maria, Ibicuí e Gravataí, que apresentam níveis em limiar de atenção. Apesar disso, a maioria dos rios do estado varia entre estabilidade ou declínio.


A previsão indica chuvas moderadas (até 60 mm) na metade norte do estado e chuvas mais volumosas (acima de 100 mm) no noroeste, norte e nordeste do estado, podendo pontualmente ultrapassar os 150 mm entre os dias 09 e 12 de outubro.

Dessa forma, é indicado o grau de ALERTA (cidades em amarelo no mapa hidrológico) para as bacias hidrográficas na metade norte do estado, sendo elas: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Alto Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Mampituba, Tramandaí e Litoral Médio e Camaquã.

Nessa condição de alerta, é apontado o risco de elevação em arroios e rios menores, com possibilidade de inundações desses corpos hídricos, que não possuem monitoramento, além do risco de alagamentos pontuais em perímetros urbanos. Esses eventos devem ocorrer em locais onde a chuva apresentar elevada intensidade (grandes volumes em pouco tempo).

Devido aos volumes mais expressivos serem em regiões de cabeceiras de bacias hidrográficas, é indicado o grau de INUNDAÇÃO (cidades em laranja no mapa hidrológico) para as partes baixas das bacias hidrográficas na Taquari-Antas, Baixo Jacuí e Caí, além do rio Uruguai em toda sua extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário