A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na tarde desta quinta-feira (21/12/2023) o reajuste nas praças de pedágio da ECOSUL. A partir de 01 de Janeiro de 2024 os carros irão pagar R$ 19,60 como tarifa o que representa um aumento de 28,9%.
O Deputado Federal Daniel Trzeciak, o Daniel da TV (PSDB) classificou o ato como inaceitável. "Ingressarei com medida cautelar no TCU para tentar derrubar esse "muro" que se ergue e barra o desenvolvimento da Metade Sul. Não vamos ficar parados", desabafou em suas redes sociais.
Dessa forma, o pedágio da Ecosul passa a ser o de maior valor das 24 concessões de rodovias federais do Brasil. Antes do aumento, o pedágio ocupava a terceira colocação.
A votação não estava prevista e foi incluída por fora da pauta. Mas já havia entendimento que o aumento ocorreria.
O reajuste de 2024 trouxe a recomposição dos índices inflacionários dos últimos dois, já que a última vez que o pedágio sofreu reajuste foi em novembro de 2022. Na ocasião, o valor da tarifa para carros subiu 23,5%, passando de R$ 12,30 para R$ 15,20.
Desde 1998
Originalmente, o contrato da Ecosul tinha 15 anos de duração. Começou a valer em julho de 1998 e deveria findar em 2013. Porém, no ano 2000, um aditivo prorrogou o vínculo até abril de 2026.
A Ecosul administra 457,3 quilômetros de estradas no sul do Estado. Na BR-116, o trecho fica entre Camaquã e Jaguarão. Na BR-392, entre Rio Grande e Santana da Boa Vista. Como forma de comparação, é quase a mesma quantidade que a CCR ViaSul tem sob sua responsabilidade - 473 quilômetros entre BR-101, freeway, BR-386 e Rodovia do Parque, segundo as informações do GZH.
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