Hoje é Dia Internacional do Blog. E nosso blog, que há alguns anos traz notícias atualizadas de São Lourenço do Sul está comemorando!
No mês de agosto, o campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu uma comitiva de pesquisadores nacionais e internacionais vinculados ao estudo sobre a língua alemã. O grupo era formado por Mônica Savedra, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); Peter Rosenberg, professor visitante da Universidade Europeia Viadrina, localizada em Frankfurt, Alemanha; e Reseda Streb, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
No dia 16, o trio ministrou a palestra “Sociolinguística de contato: fundamentos e delimitações do campo”. O encontro foi organizado pelo projeto de pesquisa “Variação e Atitudes Linguísticas do Português de/em contato no Sul do Rio Grande do Sul”, coordenado pela professora do curso de Letras da FURG-SLS, Camila Lara, e com participação das bolsistas Diulia Ieque (FURG/CNPq) e Priscila Siefert (FURG/EPEC).
Já no dia 18, a universidade sediou uma reunião do projeto “Plurilíngue nas Escolas”, desenvolvido pelos pesquisadores visitantes em conjunto com a professora lourenciana Aloí Schneider, autora do “Dicionário Pomerano/Português”.
Levando em conta que, a região sul do Rio Grande do Sul – integrada por São Lourenço do Sul e cidades vizinhas - é considerada um dos principais polos de imigração pomerana no país, a iniciativa visa instituir o ensino regular de língua alemã/pomerana nas escolas. Procurando conhecer um pouco mais sobre a proposta, participaram do encontro representante dos municípios de Arambaré, Camaquã, Cristal e Pelotas.
Aloí explica que a iniciativa tem como base preservar a língua pomerana, para que não seja necessário resgatá-la posteriormente, destacando que o pomerano resiste de forma oral pelos descendentes dos imigrantes. “Acreditamos que a importância de ler e escrever trará mais incentivo as famílias de ensinarem suas crianças a falar e preservar a cultura rica de nuances”, afirma.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.
Evento literário acontecerá de 9 a 13 de novembro em São Lourenço do Sul
Na última quinta-feira, 25, o campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu representantes da Coordenadoria de Cultura de São Lourenço do Sul. Em reunião, o coordenador da pasta, Hugo Hinterholz, acompanhado de Filipe Wessely, apresentou ao diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, e docentes do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, o que a Prefeitura Municipal tem planejado para a Feira do Livro deste ano.
O diretor Eduardo acredita que o encontro foi importante para estreitar as relações entre as duas instituições. Ele conta que a universidade pôde se inteirar de como será a infraestrutura do evento, que neste ano estará em sua 40ª edição. “A partir desse momento, a equipe da FURG irá se organizar e propor atividades como oficinas e exposições que deverão integrar a programação”.
40ª Feira do Livro
A 40ª Feira do Livro acontece de 9 a 13 de novembro na Praça Central Dedê Serpa, em frente ao prédio da Biblioteca Pública Municipal Elida Frömming Schild. O gestor de Recursos Humanos e escritor Everton Gaide é patrono desta edição e o primeiro autor negro convidado a ocupar a atribuição.
O tema deste ano é “A Força das Culturas na Literatura”. Segundo o coordenador cultural do município, a escolha se deu com o objetivo de mostrar os papéis fundamentais exercidos pela literatura na vida cultural da sociedade e apresentar aos visitantes as mudanças que a cultura fornece para cada indivíduo.
Em relação ao diálogo firmado com a FURG, Hugo explica que a Prefeitura Municipal buscou o apoio da universidade para que seja possível desenvolver uma feira que abranja um grupo maior da comunidade, efetivando a inclusão e a inserção de grupos ainda distantes da comunidade urbana. “Também buscamos a inserção da comunidade acadêmica no evento, com explanações, rodas de conversa e apresentações das atividades realizadas pela universidade. Assim, realizamos a apresentação da vida acadêmica para os jovens que egressam do ensino médio, mostrando novos horizontes e novas opções de desenvolvimento intelectual e social”, afirma.
O evento contará com a presença de livreiros, palestrantes, grupos de teatro e visitação da comunidade escolar. “Manter a tradição da Feira do Livro na cidade de São Lourenço do Sul é de extrema importância. Escolas municipais são mobilizadas para atividades durante o período da feira, e estimulamos a escrita, a leitura, e atividades vinculadas à literatura e ao teatro”, ressalta Hugo.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.
--
Secretaria de Comunicação - Secom | FURG
Na noite de domingo (28) a ABF Futsal reconheceu o palco da Taça Brasil de Futsal Adulto Masculino Divisão Especial 2022, o Centreventos Cau Hansen, em Joinville/SC.
A competição terá a presença de 10 equipes de 09 Estados brasileiros. A estreia da ABF Futsal, equipe lourenciana, que representa a Federação Gaúcha de Futsal - FGFS será na segunda-feira (29), enfrentando o Magnus Futsal, equipe do Estado de São Paulo.
A ABF Futsal, representante gaúcha, está no Grupo A, ao lado de Magnus Futsal (SP), Praia Clube (MG), Rocha (PA) e Jec Krona (SC). Confira a tabela de jogos:
1ª Rodada (29/08/22 – 2ª Feira)
Campo Mourão Futsal (PR) x SERC (MS) 14:00
Magnus Futsal (SP) x ABF Futsal (RS) 16:00
C.R. Vasco da Gama (RJ)x Ceará S. C. (CE) 18:00
JEC/Krona (SC) x Rocha E. C. (PA) 20:00
2ª Rodada (30/08/22 – 3ª Feira)
C.R. Vasco da Gama (RJ)x SERC (MS) 14:00
Jaraguá Futsal (SC) x Campo Mourão Futsal (PR) 16:00
Praia Clube (MG) x Magnus Futsal (SP) 18:00
JEC/Krona (SC) x ABF Futsal (RS) 20:00
3ª Rodada (31/08/22 – 4ª Feira)
Ceará S. C. (CE) x Jaraguá Futsal (SC) 14:00
ABF Futsal (RS) x Rocha E. C. (PA) 16:00
Campo Mourão Futsal (PR) x C. R. Vasco da Gama (RJ) 18:00
JEC/Krona (SC) x Praia Clube (MG) 20:00
4ª Rodada (01/09/22 – 5ª Feira)
SERC (MS) x Ceará S. C. (CE) 14:00
Magnus Futsal (SP) x Rocha E. C. (PA) 16:00
Jaraguá Futsal (SC) x C. R. Vasco da Gama (RJ) 18:00
Praia Clube (MG) x ABF Futsal (RS) 20:00
5ª Rodada (02/09/22 – 6ª Feira)
SERC (MS) x Jaraguá Futsal (SC) 14:00
Rocha E. C. (PA) x Praia Clube (MG) 16:00
Ceará S. C. (CE) x Campo Mourão Futsal (PR) 18:00
JEC/Krona (SC) x Magnus Futsal (SP) 20:00
2ª Etapa – Semifinal
Semifinal (03/09/22 – Sábado)
Semifinal 1
1º Classificado grupo “A” x 2º Classificado grupo “B” 17:00
Semifinal 2
1º Classificado grupo “B” x 2º Classificado grupo “A” 19:00
3ª Etapa – Final
Final (04/09/22 – Domingo)
Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2 19:00
A ABF Futsal conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.
A CBFSTV transmite todos os jogos no YouTube.
A Rádio Litoral Sul FM anuncia transmissão Ao Vivo dos jogos da ABF em áudio no FM 104.3 e YouTube Litoral Esportes.
Fotos: Elton Silveira/Seu Time na Rede.
A Santa Casa está participando durante os dias 23 e 25 de agosto da 30ª Edição do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e o 13º Congresso Internacional das Misericórdias na cidade de Brasília.
Na terça-feira (23), o Esporte Clube São Lourenço recebeu um grande público para acompanhar a 2ª Rodada da Taça Vermelho e Branco Forte Negócios Imobiliários. A 3ª Rodada da competição acontece no sábado (27).
O Esporte Clube São Lourenço, a Rádio Litoral Sul FM e o YouTube Litoral Esportes destacam que a competição conta com transmissão e cobertura Ao Vivo no YouTube de um jogo por rodada. Ingressos R$ 5,00 vá ao Ginásio do Esporte Clube São Lourenço e incentive a sua equipe.
Equipes participantes
Funil, Abasf, B5 Futsal, Shakhtar, Brooklin, Unidos, Rosário, Praiano, Butiá, Prefeitinho, Tia Clarinda/Escolinha SF13, Maresia, Turma do Bigode e FC Saalfeld.
Sistema de disputa
Os confrontos das equipes acontecem em turno único dentro de suas chaves. As quatro melhores equipes de cada chave avançam para as quartas de finais (1°X 4°) e (2°X 3°), os vencedores fazem as semifinais.
CHAVE A
Funil
Abasf
B5 Futsal
Shakhtar
Brooklin
Unidos
Rosário
CHAVE B
Praiano
Butiá
Prefeitinho
Tia Clarinda/Escolinha SF13
Maresia
Turma do Bigode
FC Saalfeld
Resultados da 2ª Rodada – Terça-feira (23):
1ºJogo: Maresia 4 x 5 Tia Clarinda SF 13
Marcaram para o Maresia Anderson, Willian, Rafael e Samuel. Os gols da equipe Tia Clarinda SF 13 foram de Vitinho, Luan, Vaguinho, Braian e Sandrinho.
2ºJogo: Praiano 2 x 1 F.C. Saalfeld
Os gols do Praiano foram marcados por Tiago Machado e Willian Bicca, que foi eleito na transmissão da Rádio Litoral Sul FM/YouTube Litoral Esportes o craque do jogo. Lucas Laude marcou para o F.C. Saalfeld. Você pode conferir o jogo completo no link: https://youtu.be/fo9xYYVLfiA.
3º Jogo: ABASF 2 x 3 Brooklin
Os gols da ABASF foram marcados por J. P. Schuch (2 Gols). Os gols do Brooklin foram marcados por Andrew, Maicon e Wellingson.
Arbitragem:
Tiago Fontoura (Cerro Grande do Sul) e Jeferson Bielawski (Sertão Santana)
Mesário/Cronometrista: Marcão.
3ª Rodada – Sábado (27), a partir das 18h45, com 15 minutos de tolerância:
1º Jogo: Rosário x Shakhtar
2º Jogo: Praiano x Butiá (Ao Vivo no YouTube Litoral Esportes)
3º Jogo: ABASF x B5 Futsal
4º Jogo: Turma do Bigode x Prefeitinho
Está prevista na pauta do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) o julgamento das contas do Executivo de São Lourenço do Sul relativas ao ano de 2019 do prefeito Rudinei Harter (PDT). As contas estão em análise no gabinete do conselheiro Marco Peixoto por conta da conselheira substituta Letícia Ayres Ramos, da segunda câmara.
Confira a pauta da sessão CLICANDO AQUI:
Então é a sua oportunidade!
Estamos à procura de alguém para integrar nossa equipe de atendimento.
Para participar do processo seletivo você deve preencher este formulário (LINK NA BIO) https://forms.gle/rtSmZCFQff1V7ohSA
Caso você seja selecionado a empresa entrará em contato! 😄
Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 22 de Agosto, tivemos em nosso plenário a Presidente do COMUDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento de São Lourenço do Sul) Selma Quevedo Vilela divulgando o Processo de Consulta Popular do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Selma comentou da importância deste processo de Consulta Popular, que já trouxe inúmeros benefícios para São Lourenço, como melhorias na Santa Casa, o Corpo de Bombeiros, entre outros.
A proposta com o maior número de “curtidas/apoio” de cada região deverá ser, desde que de acordo com critérios técnicos, submetida diretamente à cédula de votação do respectivo COREDE. O período de envio das propostas será das 7h do dia 20/07/2022 às 23h59min do dia 10/09/2022.
A votação das ideias, com a finalidade de inclusão dos projetos no orçamento do Estado do exercício de 2023, também será realizada via aplicativo COLAB e no site https://www.consultapopular.rs.gov.br, das 7h do dia 14 de novembro às 23h59min do dia 23 de novembro de 2022. É necessário ter o seu CPF e Título do Eleitor em mãos.
A Südoktoberfest está com inscrições abertas para o concurso da corte e para os grupos participantes do desfile de rua. Ambas devem ser feitas no site sudoktoberfest.com.br, na aba inscrições, onde é possível conferir os regulamentos de participação.
Para concorrer a corte mirim, as candidatas devem ter entre 06 e 12 anos e para a corte adulta, entre 16 e 26 anos. O concurso tem alterações neste ano, sendo retirada a avaliação da fala das candidatas em público, passando apenas a uma conversa informal com os jurados durante coquetel. As tituladas não terão mais o compromisso de confecção do carro para o desfile de rua, o que será feito pela organização do evento e todas as candidatas receberão seis passaportes do evento, podendo estes serem comercializados por elas para ajudar a subsidiar os custos do concurso.
Para o desfile de rua, o regulamento se mantém semelhante a última edição da festa. Os grupos participantes que cumprirem com uma série de requisitos receberão barril de chopp para consumo durante a festa.
33ª Südoktoberfest
A 33ª edição da Südoktoberfest ocorrerá de 02 a 12 de outubro na Associação Cultural Sete de Setembro. O evento volta a sua primeira casa que está recebendo uma série de obras para tornar-se o parque da “Festa de Outubro no Sul”. Com a maior estrutura de sua história, a festa espera, neste ano de retomada, fazer também a maior edição destas mais de três décadas de alegria.
Para isso, o público poderá dançar com 13 bandas que animarão os bailes, apreciar gastronomia típica em jantar, café colonial e praça de alimentação, divertir-se com os jogos germânicos, espaço kinder e acompanhar mais de 30 apresentações de danças folclóricas. A programação ainda tem Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf, concurso da corte, concurso de chopp a metro, encontro de corais, o desfile temático de leva alegria e cultura para as ruas da cidade, entre muitas outras atrações.
Mais informações podem ser acessadas no site sudoktoberfest.com.br, e nas mídias sociais da festa.
Coordenadora da Ledoc, Patrícia Lovatto explica que a saída foi planejada como atividade prática nas disciplinas Ciências Naturais III e Ciências Naturais V que, dentre outros conteúdos, versam sobre a diversidade animal para o ensino de ciências na educação do campo. “As disciplinas incluem o estudo da fauna terrestre e aquática, por isso a importância de vivenciar na prática o trabalho de referência que vem sendo feito pela FURG Rio Grande, tanto no que se refere à conservação e ao resgate e reabilitação da fauna marinha pelo Cram, como o incrível apoio didático-pedagógico fornecido pelo acervo do Museu Oceanográfico da FURG e Eco-Museu localizado na Ilha da Pólvora”.
Patrícia conta que a visita ao Museu Oceanográfico foi conduzida pela bibliotecária e guia de turismo da FURG, Luciane Silveira Amico Marques, que informou os alunos e alunas sobre toda a trajetória e as lutas travadas para que o local estivesse na fase que está hoje. “Suas falas também foram motivadoras sobre os desafios e maravilhas proporcionadas pela trajetória acadêmica”, afirma a professora.
Já no Eco-Museu da Ilha da Pólvora, a turma dialogou com o casal Darci e Zenir, pertencentes a uma família de pescadores que trabalha no local há 24 anos, ele como barqueiro fazendo o transporte até a ilha, e ela como guardiã do museu. “Foram lindos relatos, lindas histórias de vida que, com certeza, deram ainda mais significado à saída, fazendo com os estudantes e as estudantes pudessem vivenciar de forma plena essa relação tão linda entre conservação da natureza e manutenção da cultura dos povos em seus territórios”, destaca Patrícia.
Integração e pertencimento
A professora explica que para além de ampliar os conhecimentos e rever na prática muito do que havia sido tratado nas aulas teóricas e de laboratório, o momento foi de integração e de descontração, reafirmando os propósitos da educação do campo e fortalecendo a identidade dos estudantes e das estudantes junto à FURG. “Essas saídas são importantes para a ressignificação do curso, para a identidade, para o pertencimento à FURG e para evitar a evasão, que é um dos sérios problemas que a gente tem para enfrentar”, entende.
“Nós tivemos ali o que é a Ledoc de fato. Tivemos quilombolas, pescadores, pomeranos da agricultura familiar e indígenas. Como educadora e como coordenadora do curso, ver esses estudantes dialogando, se empoderando do que a universidade representa, da força da FURG, e ver isso sendo ressignificado neles, ver a universidade que eles fazem parte e o tamanho de tudo isso, foi muito significativo”, finaliza Patrícia.
Olhar dos estudantes
A visita adquiriu diferentes significados para os estudantes, uma vez que cada um deles possui vivências e trajetórias diferenciadas entre si. Filho de pescadores e atualmente também pescador artesanal, Clodoaldo de Freitas Vargas revela que foi gratificante retornar ao Museu Oceanográfico depois de mais de 20 anos e a parte mais considerável, para ele, foi acessar uma fotografia que demonstra o encontro da água salgada com a Lagoa dos Patos. “Quando surgiu a oportunidade de ir ao museu me coloquei à disposição o mais rápido possível”, lembra.
Já Eliziane Nogueira Soares, mulher negra e quilombola, não conhecia os locais visitados e gostou muito do que acompanhou. Entre os principais pontos da visita elencados pela estudante, está a grande variedade de espécies de plantas presentes na Ilha da Pólvora, como a Pororoca (Rapanea gardneriana) e a Aroeira Rosa (Schinus terebinthifolia). Ambas lhe chamaram a atenção por se adaptarem tanto ao solo firme, quanto à água. “A pessoa que nos recebeu relatou que antes não havia árvores ali no entorno, isso se deu pelas visitas e com os pássaros que foram trazendo as sementes”, explica. Eliziane também diz que ela e os colegas puderam conhecer um grupo de seis pinguins cuidados pelo Cram. “É muito legal isso, muito incrível, a gente saber que tem tão próximo esse Centro de Reabilitação de Animais Marinhos”, afirma.
Por fim, para a agricultora pomerana Carina Rusch, a visitação a Rio Grande foi a possibilidade de voltar à infância e à cidade que nasceu. Ela afirma que, de maneira geral, observou que todos colegas compartilharam um dia de muitos aprendizados. “Ainda mais pelo fato de ter sido nossa primeira oportunidade de saída de campo após o longo período em que a pandemia nos limitou às telas. Tivemos uma recepção incrível por parte dos colaboradores da instituição, que nos proporcionaram uma tarde repleta de historicidade”, relata.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos f ederais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.
Secretaria de Comunicação - Secom | FURG
São Lourenço do Sul registrou seis novos casos ativos e sete recuperados.
Seis novos casos estão ativos:
1. Homem de 23 anos da Lomba
2. Homem de 71 anos da Barrinha
3. Homem de 24 anos da Lomba
4. Mulher de 26 anos do Navegantes
5. Mulher de 32 anos da Barrinha
6. Homem de 31 anos do Avenida
Sete pessoas são consideradas recuperadas e deixam a lista de ativos.
Hospitalizações:
- Santa Casa de Misericórdia
Suspeitos: 00
Confirmado: 01
- Centro de Saúde São João da Reserva
Suspeitos: 00
Confirmado: 00
Resumo:
Casos Confirmados: 9.105
Recuperados: 8.929
Casos com vírus ativo: 78
Óbitos: 103
Casos em Isolamento Domiciliar acompanhado pela SMS: 73
Suspeitos aguardando resultado de testagem: 00
Testes laboratoriais e rápidos realizados: 19.977
Neste sábado (20/08) foi realizado o Dia D da Campanha de Multivacinação Nacional, com a participação do Rotary, que cedeu um veículo para conduzir o Zé Gotinha em visita às UBSs na área urbana, atraindo as crianças aos postos, para colocarem em dia a caderneta de vacinação e fazer a dose de reforço da vacina da Poliomielite.
Também foram distribuídos pirulitos às crianças.
Parabenizamos aos profissionais das UBSs, que se dedicaram a tão importante tarefa, durante o dia de sábado.
Também gratidão ao companheiro Sérgio Wienke, pela cedência da camionete e a doação dos pirulitos, e aos companheiros que recepcionaram o Zé Gotinha e as crianças.
A todos o nosso muito obrigado!
#VacineSeuFilho
#RotaryEmAção
#EndPolioNow
#FimdaParalisiaInfantil
#RotaryClubeSãoLourençodoSul
A Südoktoberfest está chegando. Com o tema “No mês de outubro a saudade vira festa”, a maior e mais tradicional festa germânica da região será lançada oficialmente no próximo sábado (27), em evento no CTG Sepé Tiarajú, a partir das 20h30.
A tradicional noite de lançamento contará com jantar típico alemão/pomerano, apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que celebra seus 39 anos de fundação. A animação será por conta das bandas Metais e Cia e Sul Brass. Um momento para antecipar o clima de outubro e começar a deixar a saudade para traz, após dois anos de interrupção por conta da pandemia de Covid-19.
Ainda restam alguns lugares para o jantar, comercializado a R$ 90 por pessoa em mesa sem chopp, ou a R$ 125 em mesa com barril de 10 litros de chopp. As entradas apenas para o baile têm custo de R$ 30 por pessoa antecipadamente, ou R$ 35 na hora. Os convites são vendidos na Adoleta Moda Kids, na rua Marechal Floriano, em frente à Câmara de Vereadores.
33ª Südoktoberfest
A 33ª edição da Südoktoberfest ocorrerá de 02 a 12 de outubro na Associação Cultural Sete de Setembro. O evento volta a sua primeira casa que está recebendo uma série de obras para tornar-se o parque da “Festa de Outubro no Sul”. Com a maior estrutura de sua história, a festa espera, neste ano de retomada, fazer também a maior edição destas mais de três décadas de alegria.
Para isso, o público poderá dançar com 13 bandas que animarão os bailes, apreciar gastronomia típica em jantar, café colonial e praça de alimentação, divertir-se com os jogos germânicos, espaço kinder e acompanhar mais de 30 apresentações de danças folclóricas. A programação ainda tem Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf, concurso da corte, concurso de chopp a metro, encontro de corais, o desfile temático de leva alegria e cultura para as ruas da cidade, entre muitas outras atrações.
Mais informações podem ser acessadas no site sudoktoberfest.com.br, e nas mídias sociais da festa.
A primeira rodada da Taça Vermelho e Branco Forte Negócios Imobiliários, disputada no sábado (20), contou com grandes jogos e casa cheia. O Esporte Clube São Lourenço recebeu um grande público para prestigiar a abertura oficial da competição, que movimenta o calendário esportivo de São Lourenço do Sul no 2º semestre.
O Esporte Clube São Lourenço e a Rádio Litoral Sul e YouTube Litoral Esportes destacam que a competição conta com transmissão e cobertura Ao Vivo do YouTube Litoral Esportes de um jogo por rodada. Ingressos R$ 5,00 vá ao Ginásio do Esporte Clube São Lourenço e incentive a sua equipe.
Equipes participantes
Funil, Abasf, B5 Futsal, Shakhtar, Brooklin, Unidos, Rosário, Praiano, Butiá, Prefeitinho, Tia Clarinda/Escolinha SF13, Maresia, Turma do Bigode e FC Saalfeld.
Sistema de disputa
Os confrontos das equipes acontecem em turno único dentro de suas chaves. As quatro melhores equipes de cada chave avançam para as quartas de finais (1°X 4°) e (2°X 3°), os vencedores fazem as semifinais.
CHAVE A
Funil
Abasf
B5 Futsal
Shakhtar
Brooklin
Unidos
Rosário
CHAVE B
Praiano
Butiá
Prefeitinho
Tia Clarinda/Escolinha SF13
Maresia
Turma do Bigode
FC Saalfeld
1ª Rodada, sábado (20):
B 5 Futsal 1 x 5 Unidos
Giovanne
Cabrito (02 Gol)
Marlon Pedra
Daniel Wilke
Tia Clarinda / Escolhinha SF 13 2 x 3 Prefeitinho
Gabriel Moraes Rafael
Vitinho , Guilherme - Tiago
Brooklin 5 x 1 Shakhtar
Jardel (4 Gols) Sátyro
Welinson
O Atleta Jardel do Brooklin foi eleito o craque do jogo na transmissão do YouTube Litoral Esportes.
Butiá 6 x 0 Maresia
Aniel (2 Gols)
Rafael (3 Gols)
Eduardo
2ª Rodada, terça-feira (23)
19:45 c15- Maresia x Tia Clarinda SF13
20:50 c5. - Praiano x F.C.Saalfeld (Ao Vivo no YouTube Litoral Esportes)
21:40 c5. -Abasf x Brooklin
Taça Vermelho e Branco/Forte Negócios Imobiliários 2022.
Realização
Esporte Clube São Lourenço
Apoio
São Lourenço do Sul em Foco
Rádio Litoral Sul FM/YouTube Litoral Esportes
SIMUSSUL
Jornal O Lourenciano
Patrocínio PREMIUM
Forte Negócios Imobiliários
Patrocinio Master
ADB Alimentos
Patrocínio ouro
Support Informática & Celulares
Mate.com
Gaúcho Caça e Pesca
Wolgast Bier
Coopar/Pomerano
Unisoy
Patrocínio Prata
SBW Consultoria Agropecuária
Restaurante Sabor do Sul
Posto Kunkel
WD Master
Mercado e Padaria Pohia
Bergmann Maquinas
Gouvea Veículos
Fotos: Douglas Brodt e Denis Peglow
Divulgação: Diego Freitas e Airton Iepsen
Esporte Clube São Lourenço e Rádio Litoral Sul FM.
O cultivo de pitaias ganhou destaque na zona rural de São Lourenço do Sul, e na propriedade agrícola de Valnei Kath e Fernanda Lanius (FOTO) no Monte Alegre, 6º distrito do município, há mais de 300 pés da fruta.
O agricultor Valnei, iniciou a partir de 2016 a dedicar-se ao cultivo das pitaias, quando deixou as outras atividades e passou a buscar alternativas para tornar a pequena propriedade rural mais rentável.
Nesse período o cultivo da pitaia foi apresentado por familiares próximos, sendo que essa fruta despertou o interesse da família pelos nutrientes e a rusticidade, sendo que na época não era comum seu cultivo em nosso munícipio.
Entre as dúvidas que surgiram no inicio do cultivo destacava-se principalmente se a planta se adaptaria na região, se a produção ocorresse e se haveria mercado consumidor.
Os agricultores contam que muitas informações foram buscadas na internet e que havia a planta na região, porém sem relatos de frutos e com as mudas retiradas da natureza que começaram a fazer os testes.
No inicio do cultivo foram 30 mudas, divididas em 10 postes.
Já no ano seguinte a família ganhou mais mudas e também adquiriram outras variedades, afim de fazer a fusão de espécies, aumentando o índice de fertilidade, tamanho e doçura da fruta.
Em 2018 a família conta que as primeiras frutas foram produzidas e com a certeza da produção, houve investimento para aumentar o pitaial.
Atualmente a propriedade rural tem aproximadamente 300 pés de pitais, divididas em 100 postes e com oito variedades da fruta, sendo: branca comum, vermelha comum, Cebra, Orejona, Nicarágua Gigante, Golden, Baby e a Vietnamese White (nossa única autofértil), oriundas de países como Vietnã, Israel e Nicarágua.
Na safra 2021/2022, a produção ultrapassou os 1.000 kg de fruta e a comercialização acontece na região, com entregas na cidade, mas a maioria das vendas ocorre diretamente na propriedade, tanto a fruta in natura, quanto a polpa, usada em sucos, sorvetes e geleias.
O período da safra ocorre entre os meses de maio a dezembro.
A família relata sua satisfação com a produção e “estamos muito contentes com a cultura, pois nos proporcionam muitos momentos de alegria, como no início da safra o aparecimento dos primeiros botões de flores, as floradas quando desabrocham a movimentação das abelhas em volta, o enchimento das frutas, a maturação delas, por poder proporcionar um alimento, uma fruta tão saudável para a população e agora por último, a visitação dos turistas e visitantes aqui no Sítio”.
O Sítio Terra da Pitaia integra o roteiro de turismo Rural Caminho Pomerano e o visitante pode ir diretamente conhecer o sitio, seguindo a sinalização através da RS 265, em direção a localidade de Boa Vista, onde a visita deve ser agendada.
Siga nas redes sociais: www.facebook.com/sitioterradapitaia
O grupo de 92 novos Juízes Substitutos entregou, no começo da noite desta terça-feira (16/8), uma doação de alimentos não perecíveis destinados ao Movimento Rio Grande Contra a Fome no âmbito do Judiciário, surgido a partir da criação, em junho, de mobilização iniciada pela Assembleia Legislativa, que conta com o engajamento dos demais Poderes e Instituições. A iniciativa foi realizada durante a abertura da solenidade de apresentação dos novos magistrados, que foram empossados no começo de julho, aos Operadores do Direito.
Na oportunidade, o grupo entregou à Presidente do TJ, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, 1. 150 kg de alimentos que serão encaminhados para a Defesa Civil do RS. Ela ficou emocionada com o gesto nobre dos magistrados que resolveram colaborar com o movimento que combate a fome.
"Agradeço muito a todos colegas pelo auxílio à campanha, pois o aumento da fome é um fato que desassossega a todos nós, como seres humanos, sendo muito difícil termos que registrar que mais de 1 milhão de pessoas no Estado não têm comida", disse ela, enaltecendo "a iniciativa tão humana e carinhosa destes novos colegas, com a certeza de que todos nós, magistrados e servidores do Judiciário, estamos juntos nesta caminhada". Ela recordou que no começo deste mês a Administração do TJ promoveu a doação de R$ 20 milhões de reais em cestas básicas para o Movimento Rio Grande Contra a Fome. (TJ-RS)
Encontro deu continuidade ao planejamento de ações entre o campus e as instituições culturais.
Na última quarta-feira, 17, o diretor do campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Eduardo Vogelmann, se reuniu com representantes do Centro de Escritores Lourencianos (CEL) e da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana (AIL).
O encontro aconteceu no espaço físico que sedia as duas instituições culturais. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de ajuda mútua entre a FURG, o CEL e a AIL, bem como alinhados projetos em parceria. “A intenção é planejar ações futuras em conjunto, direcionadas à promoção da escrita e da leitura”, explica Eduardo.
O diretor indica que no momento o grupo tem se dedicado ao desenvolvimento de uma proposta que pretende focar no registro de histórias do povo lourenciano, principalmente, relativas a contos que fazem parte do folclore de São Lourenço do Sul.
Ele destaca também que a aproximação da FURG-SLS com o CEL e a AIL não é novidade. Conforme aponta Eduardo, o diálogo entre as instituições tem se consolidado ao longo dos últimos meses com a forte atuação de docentes vinculados ao curso de Letras. Recentemente, um dos frutos da parceria foi a realização do “1º Sarau de Inverno Letras SLS” realizado durante o 2º Festival de Inverno Lourenciano.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.
Secretaria de Comunicação - Secom | FURG
No Dia Nacional do Ciclista a campanha “Quem Reflete, Salva Vidas” reforça a importância da sinalização de bicicletas como forma de prevenção de acidentes.
Ver e ser visto é fundamental para o ciclista que trafega à noite, seja na zona urbana ou nas rodovias. Com este foco a Ecosul promove mais uma ação da campanha “Quem Reflete, Salva Vidas” nesta sexta-feira(19), das 19h às 20h, em trecho da BR-116 e BR-392, entre Turuçu e Rio Grande. Na data que celebra o Dia Nacional do Ciclista a equipe do Comitê de Segurança Rodoviária (CSR) da concessionária estará adesivando bicicletas entre o km 491 da BR-116 (Turuçu) e o km 26 da BR-392 (Rio Grande). De acordo com o gerente de atendimento ao usuário, Felipe Martimiano, a iniciativa tem o objetivo de sinalizar o maior número possível de bicicletas com faixas reflexivas e conversar com os seus condutores, sobre algumas atitudes fundamentais para prevenir e evitar acidentes. “Já sabemos que a sinalização ativa a percepção dos condutores de veículos e amplia a segurança dos ciclistas, portanto é uma boa maneira de celebrar a data”, observa. As abordagens serão itinerantes, incluindo também o km 521 e km 526 da BR-116, no Contorno de Pelotas e o km 67 da BR-392, seguindo até o km 26, em Rio Grande. As viaturas da concessionária estarão percorrendo o trecho e permanecendo cerca de 20 minutos em cada ponto, com a intenção de atingir o maior número possível de ciclistas.
A abordagem pretende reforçar alguns cuidados fundamentais para a harmonia de circulação entre motoristas e ciclistas. Desde 2009 a concessionária atua com a campanha “Quem Reflete, Salva Vidas” na área de abrangência do Polo Rodoviário Pelotas. As ações de sinalização ocorrem em veículos de tração animal e bicicletas, com o objetivo de melhorar a visualização noturna dos veículos e ajudar a prevenir acidentes. “Também fornecemos kit’s de sinalização às equipes de inspeção de tráfego que, que circulam pelas estradas e durante as vistorias na rodovia, podem abordar e instalar refletivos nos veículos mal sinalizados”, finaliza.
HISTÓRICO - A Ecosul faz parte do Grupo EcoRodovias, subsidiária do Grupo ASTM, e uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao longo de mais de 20 anos, expandiu sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Recentemente venceu o leilão da concessão do Sistema Rio-Valadares e passará a administrar mais de 4 mil quilômetros de rodovias em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste – tornando-se a operadora com maior extensão de malha viária do país. Além disso, gerencia dois ativos logísticos – um pátio regulador e um terminal portuário que atendem ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Para mais informações, acesse: www.ecorodovias.com.br.
É neste sábado (20)! Abertura oficial da Taça Vermelho e Branco Forte Negócios Imobiliários será no sábado (20) com grandes jogos.
Começa oficialmente no sábado (20), a Taça Vermelho e Branco Forte Negócios Imobiliários.
A primeira rodada promete grandes jogos no Esporte Clube São Lourenço, a partir das 18h45, com 15 minutos de tolerância, ingressos a R$ 5,00.
O Esporte Clube São Lourenço em parceria com a Rádio Litoral Sul e YouTube Litoral Esportes informa que a competição terá a transmissão e cobertura Ao Vivo do YouTube Litoral Esportes
Conheça as equipes participantes
Funil, Abasf, B5 Futsal, Shakhtar, Brooklin, Unidos, Rosário, Praiano, Butiá, Prefeitinho, Tia Clarinda/Escolinha SF13, Maresia, Turma do Bigode e FC Saalfeld.
Conheça o sistema de disputa
Os confrontos das equipes acontecem em turno único dentro de suas chaves. As quatro melhores equipes de cada chave avançam para as quartas de finais (1°X 4°) e (2°X 3°), os vencedores fazem as semifinais.
Chaveamento
CHAVE A
Funil
Abasf
B5 Futsal
Shakhtar
Brooklin
Unidos
Rosário
CHAVE B
Praiano
Butiá
Prefeitinho
Tia Clarinda/Escolinha SF13
Maresia
Turma do Bigode
FC Saalfeld
1ª Rodada da Taça Vermelho e Branco Forte Negócios Imobiliários, marcada para sábado (20)
1° jogo - 18h45 c/ 15 min. de tolerância: B5 Futsal x Unidos;
2° jogo - 19h50 c/ 05 min. de tolerância: Tia Clarinda/Escolinha SF13 x Prefeitinho;
3° jogo - 20h45 c/ 05 min. de tolerância: Brooklin x Shakhtar (Ao Vivo no YouTube Litoral Esportes);
4° jogo - 21h40 c/ 05 min. de tolerância: Butiá x Maresia.
Realização
Esporte Clube São Lourenço
Apoio
Rádio Litoral Sul FM/YouTube Litoral Esportes
SIMUSSUL
Jornal O Lourenciano
Patrocínio Premium
Forte Negócios Imobiliários
Patrocínio Master
ADB Alimentos
Patrocínio ouro
Support Informática & Celulares
Mate.com
Gaúcho Caça e Pesca
Wolgast Bier
Pomerano
Patrocínio Prata
SBW Consultoria Agropecuária
Restaurante Sabor do Sul
Posto Kunkel
WD Master
Minimercado e Padaria Pohia
Bergmann Máquinas
O Fundo de Assistência à Saúde do Servidor (FASS) convoca os servidores que possuem PLANO ODONTOLÓGICO a comparecerem, até o dia 31/08/2022, ao prédio do FASS, localizado na rua 15 de Novembro nº 258, para realizarem a atualização cadastral. Caso não o faça, o servidor e seus dependentes serão excluídos automaticamente do plano.
Mais informações pelo fone (53) 3251. 9562
🔰 O clube que representará a cidade e a Associação Brasil Futsal, equipe que disputa o Campeonato Gaúcho de Futsal - Série Ouro.
A FGFS deseja ótima competição ao clube!
FGFS desde 1956 - O Autêntico Futsal Gaúcho!
#copaRS #futsalgaucho #futsalrs #futsal #brasilfutsal #saolourencodosul
Desde já agrademos a compreensão de todos!!! Qualquer urgência entrar em contato pelo telefone:(53)984580972.