terça-feira, 30 de agosto de 2022

FURG-SLS recebe grupo de pesquisadores sobre língua alemã

 

No mês de agosto, o campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu uma comitiva de pesquisadores nacionais e internacionais vinculados ao estudo sobre a língua alemã. O grupo era formado por Mônica Savedra, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); Peter Rosenberg, professor visitante da Universidade Europeia Viadrina, localizada em Frankfurt, Alemanha; e Reseda Streb, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No dia 16, o trio ministrou a palestra “Sociolinguística de contato: fundamentos e delimitações do campo”. O encontro foi organizado pelo projeto de pesquisa “Variação e Atitudes Linguísticas do Português de/em contato no Sul do Rio Grande do Sul”, coordenado pela professora do curso de Letras da FURG-SLS, Camila Lara, e com participação das bolsistas Diulia Ieque (FURG/CNPq) e Priscila Siefert (FURG/EPEC).

Já no dia 18, a universidade sediou uma reunião do projeto “Plurilíngue nas Escolas”, desenvolvido pelos pesquisadores visitantes em conjunto com a professora lourenciana Aloí Schneider, autora do “Dicionário Pomerano/Português”.

Levando em conta que, a região sul do Rio Grande do Sul – integrada por São Lourenço do Sul e cidades vizinhas - é considerada um dos principais polos de imigração pomerana no país, a iniciativa visa instituir o ensino regular de língua alemã/pomerana nas escolas. Procurando conhecer um pouco mais sobre a proposta, participaram do encontro representante dos municípios de Arambaré, Camaquã, Cristal e Pelotas.

Aloí explica que a iniciativa tem como base preservar a língua pomerana, para que não seja necessário resgatá-la posteriormente, destacando que o pomerano resiste de forma oral pelos descendentes dos imigrantes. “Acreditamos que a importância de ler e escrever trará mais incentivo as famílias de ensinarem suas crianças a falar e preservar a cultura rica de nuances”, afirma.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário