“Roteiro Integrado Vida na Lagoa” tem apelo sustentável e de valorização da cadeia produtiva local
Depois de um ano de intensa pesquisa e estudos de logística e viabilidade comercial - e muita sinergia e quilômetros rodados pelos parceiros - o Sebrae RS chega a este mês de dezembro na fase final de formatação de mais um produto turístico, o “Roteiro Integrado Vida na Lagoa”. A iniciativa busca fomentar oportunidades no segmento para um grupo de seis municípios da Costa Doce Gaúcha que possuem ligação geográfica e cultural com a Lagoa dos Patos - Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Camaquã, Arambaré e São Lourenço do Sul.
A expectativa é que o produto chegue ao grande público a partir do primeiro trimestre de 2022, por meio de parcerias com as prefeituras municipais e com agências de turismo da região. A ideia é que diferentes pacotes possam ser oferecidos de forma customizada, de acordo com a disponibilidade e desejo de cada cliente.
“Antes, esses roteiros não eram interligados. A partir deste trabalho eles poderão ser explorados de forma conjunta, conforme a intenção de cada pessoa de forma mais customizada”, explica a consultora do Sebrae RS Rita Michelon, responsável pelo programa juntamente com a colega consultora Roséli Azi Nascimento. As ações realizadas são coordenadas pela Gestora do Projeto Coopertur – Cooperação para o Desenvolvimento do Turismo do Extremo Sul do Brasil, Jussara Cruz Argoud, da Regional Sul do Sebrae RS.
O trabalho liderado pela Sebrae RS ao longo de 2021 teve como base uma série de encontros virtuais realizados duas vezes ao mês com os objetivos de fortalecer a rede de cooperação entre as agências locais, nivelar conceitos de turismo, analisar o novo perfil do turista e formatar um roteiro com os atrativos já existentes de acordo com as necessidades do mercado observando todos os protocolos sanitários sugeridos pelo Ministério do Turismo.
Durante a primeira semana de dezembro, um grupo formado por secretários de Turismo e representantes de agências e operadoras de turismo dos municípios participou de um evento teste, o qual envolveu os parceiros do projeto que percorreram alguns dos principais atrativos turísticos de cada cidade em dois dias de passeio. Para conferir algumas das localidades mais relevantes e vistosas de cada município, os passeios variam de 1h até 2h30min, como opções de pernoite em qualquer cidade.
Conforme Rita, a questão logística é um fator determinante para a atratividade do produto, uma vez que possibilita não somente que os turistas otimizem seu tempo entre as diferentes atrações de cada município como ainda oportuniza a redução de custos. “Em especial considerando o contexto da pandemia, a retomada do turismo está passando muito pela questão regional. Quem vem de fora do Estado normalmente quer conhecer mais de uma cidade, e o Roteiro Integrado Vida na Lagoa atuará nesse sentido”, explica.
O roteiro segue a tendência do chamado “Turismo de Pós-luxo”. O conceito, que tem raízes no universo da moda, busca satisfazer as pessoas ávidas que prestigiam o simples, mas com qualidade e um atendimento personalizado, quando procuram por um produto ou serviço. Sustentabilidade e colaboração são ainda algumas de suas prerrogativas principais, com forte responsabilidade e valorização de toda a cadeia produtiva, com remuneração justa a todos os envolvidos e o máximo aproveitamento da produção local.
Alguns dos atrativos turísticos mais procurados:
Guaíba: passeio de jardineira visitando hidroviária, mercado público, beira da Lagoa dos Patos, antigo matadouro, casa de produtos coloniais Pedras Brancas, praia da Alegria com o marco farroupilha e sítio histórico (escadaria, vitrine cultural, Casa Gomes Jardim, cipreste e a igreja).
Barra do Ribeiro: Fábrica de Gaiteiros, local em que é possível conhecer a técnica de fabricação da gaita ponto, instrumento utilizado pelo músico e idealizador do projeto de mesmo nome, Renato Borghetti. O município dispõe ainda de belas paisagens como, por exemplo, as praias da Picada e Canto das Mulatas.
Tapes: Passeio de jardineira até a Fazenda 3 Irmãos, onde é possível avistar parte do butiazal ao longo do caminho e saborear um autêntico churrasco gaúcho além de ter a oportunidade de comprar produtos a base de butiá como licores, geleias, sucos, entre outros.
Arambaré: Passeio a pé para conhecer a Figueira da Paz, Trilha dos Piquetes (única trilha do RS adaptada para deficientes visuais) e Piquete Coxilha do Carijó com um café da tarde.
Camaquã: Sítio Galpãozinho, onde é possível desfrutar de um ambiente agradável, ao ar livre e saborear deliciosos pratos da culinária gaúcha. Passeio pela cidade conhecendo os principais atrativos turísticos e prédios históricos que marcaram importantes acontecimentos da história Rio-grandense.
São Lourenço do Sul: Passeio “Do Violino à Estância”. Trata-se de um passeio de barco regado ao som de um violino, finalizando com um almoço na Estância do Sobrado. Após será possível visitar um empreendimento do “Caminho Pomerano” – uma Rota Turística que conta a saga dos imigrantes Pomeranos finalizando com um “PicNic de Charme” na beira da Lagoa dos Patos.
Moglia Comunicação Empresarial
Assessoria de Imprensa Sebrae RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário