quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Turuçu adere ao SIM/RS

O ingresso de Turuçu no Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) marca a adesão de 80% das cidades ao programa criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). A assinatura do termo de cooperação ocorreu nesta quarta-feira (22) e contou com a presença da prefeita Selmira Fehrenbach, e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.


O município da Zona Sul é o 401º a oficializar a parceria com o governo do Estado, lançada em abril de 2017. O SIM/RS possui diversas possibilidades de cooperação. Entre elas, destacam-se a integração e o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

A assinatura do termo de cooperação estabelece as obrigações mútuas, do Estado e dos parceiros. No entanto, a adesão ao sistema não é padrão: ela é construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos.

Cercamento eletrônico do RS

Um dos principais objetivos do SIM/RS é o cercamento eletrônico do Rio Grande do Sul até o final de 2018, com tecnologias que se conversem, criando uma grande rede integrada. O sistema funciona a partir de uma central de operações, dispensando a necessidade de servidores monitorando os equipamentos 24 horas por dia em cada cidade. Isso possibilitada que o efetivo esteja na rua fazendo o trabalho de policiamento ostensivo e atendendo ocorrências de forma rápida. Além disso, as imagens também devem ser espelhadas para o Centro Integrado de Comando e Controle da SSP.

Texto: Ascom/SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário