quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Mini e microgeração de energia distribuída pode elevar a renda de agricultores

A sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha recebeu, nesta segunda-feira (18), reunião técnica da Frente Parlamentar em Defesa da Mini e Microgeração de Energia Distribuída da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado estadual Zé Nunes, autor do Projeto de Lei 271/2015, que propõe a criação de políticas públicas de estímulo e fomento à mini e microgeração de energia distribuída no Rio Grande do Sul. A Comissão de Constituição e Justiça do legislativo gaúcho já apresentou parecer favorável ao projeto.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Samuel Santos, recepcionou o presidente da Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para Energias Renováveis e Diretor do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade, engenheiro Fábio Rosa, e o chefe de Gabinete do deputado Zé Nunes, Zelmute Marten. 

Foram discutidas questões relacionadas à crise no fornecimento de energia de qualidade para os agricultores do município. “Estamos convivendo com uma situação bastante crítica, um gargalo para a produção agroindustrial do município", salientou Samuel Santos. 
O Instituto IDEEAS possui um Centro de Aprendizagem em Santo Antônio da Patrulha, localizado na região do Alto Ribeirão. No local, estão instalados uma Casa Eficiente Energeticamente e um Parque Tecnológico de Mini e Microgeração de Energia Distribuída com experimentos e demonstrações de roda d'água, usina fotovoltaica e microturbina eólica. "A agricultura familiar ocupa um território e este local pode continuar produzindo alimentos e também gerar a sua própria energia, elevando a renda do agricultor", enfatizou Fábio Rosa.
Para Rosa, o município tem potencial para hidroeletricidade. O autoconsumo significa que o produtor rural produz e consome sua própria energia. O Instituo IDEEAS trabalha com o Programa Agricultores Produtores de Alimentos e Energias. Redes monofásicas, sem queda de tensão, podem ser adaptadas com conversor de fase que pode transformar monofásico em trifásico, como já utiliza o Estado da Louisiana, nos Estados Unidos. 
Também foi analisada a tecnologia BFT - Bomba Funcionando como Turbina, própria para localidades com queda d'água onde a bomba se transforma num gerador. E o Projeto Etanol Socioambiental, que pode transformar a cachaça e a cana-de-açúcar em etanol biocombustível e, através de contratos futuros, associar a produção prevista para determinada área. Um exemplo é o abastecimento de veículos no município, como a frota de táxis e outros, denominado Usinas Sociais Inteligentes.
O intuito é buscar constituir, em Santo Antônio da Patrulha, a primeira cooperativa de mini e microgeração de energia distribuída do Rio Grande do Sul.
A reunião definiu os seguintes encaminhamentos:
a) realização de audiência pública da Assembleia Legislativa em Santo Antônio da Patrulha para debater a qualidade da energia no município; 
b) visita técnica de agricultores do Projeto Propriedade Destaque do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no Instituto IDEEAS no dia 9.10.2017;
c) organização do levantamento hidráulico de Santo Antônio da Patrulha;
d) realização de seminário regional sobre mini e microgeração de energia distribuída, em Santo Antônio da Patrulha, no dia 7.12.2017, às 9h, com as participações do deputado estadual Zé Nunes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto IDEEAS e RENOVE, FAO, Embrapa, Emater, FURG e Instituto Consciência Limpa da Universidade Federal de Tajubá/Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário