terça-feira, 26 de setembro de 2017

EXPANSÃO DO CAMPUS DA FURG É PRIORIDADE DA BANCADA DE VEREADORES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

A expansão do campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e sua atuação no município sempre foram tratadas como prioridade pela Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), através da vereadora Marcia Lucas e dos vereadores Luis Weber, Ronei Schmalfuss e Rodrigo Seefeldt.

Na segunda-feira (25), a Comissão de Constituição, Justiça, Ética, Redação e Bem Estar Social (CCJERBS), presidida pelo vereador Luis Weber (PT), tendo como relator o vereador Rodrigo Seefeldt (PT), relatou o Projeto de Lei nº 079/2017 que “Autoriza o Executivo Municipal a receber por doação o bem imóvel que especifica e dá outras providências”, projeto do acesso para o novo campus da FURG, equivalente a 2,431270ha (dois hectares, quarenta e três ares, doze centiares e setenta decímetros quadrados), junto ao Banhado Grande, na margem da rodovia estadual ERS-265, no km 177. O projeto de Lei foi para votação, sendo aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária de segunda-feira (25).

Legado Universitário

O Ensino Superior é uma realidade em São Lourenço do Sul, o Partido dos Trabalhadores (PT) com suas Gestões Municipais 2005-2008/2009-2012/2013-2016 (Governo de Todos, prefeitos Zé Nunes e Daniel Raupp), implantou o Polo de Apoio ao Ensino à Distância, o PAED, e o campus presencial da FURG em 2010 e sempre manteve um diálogo aberto com a reitoria visando a expansão universitária no município.

Esforço conjunto para a expansão da FURG

Neste ano a deputada federal Maria do Rosário destinou uma nova emenda parlamentar para São Lourenço do Sul, proposta pela vereadora Márcia Lucas. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi a contemplada com R$ 309.770,00 (trezentos e nove mil, setecentos e setenta reais), junto ao orçamento da União, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também em 2017, o deputado federal Henrique Fontana destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para compra de equipamentos para a universidade. As emendas visam reforçar a estruturação, modernização e a expansão do Campus da FURG em São Lourenço do Sul.

A FURG pertence a todos os lourencianos e lourencianas. Por São Lourenço do Sul a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), através da vereadora Marcia Lucas e dos vereadores Luis Weber, Ronei Schmalfuss e Rodrigo Seefeldt, vai continuar atuando de forma responsável e comprometida com a implantação do novo campus da FURG no município, visando a ampliação das atividades da instituição de ensino no município, assim como a oferta de cursos.

Atualmente a FURG conta com entorno de 50 servidores concursados e 18 funcionários terceirizados, em sua maioria residindo em São Lourenço do Sul, além dos quase 300 alunos a seus 4 cursos de graduação presenciais: Gestão Ambiental, Agroecologia, Educação do Campo e Gestão de Cooperativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário