O patrimônio histórico de São Lourenço do Sul foi tema de uma audiência pública realizada pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, e o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, no auditório da E. M. E. F. Profª Marina Vargas na noite de quinta-feira (25). Durante o evento, a arquiteta e urbanista Daniele Luckow apresentou o laudo técnico de avaliação das construções históricas, artísticas e culturais da área urbana do município, juntamente com a arquiteta e urbanista Ana Lúcia Costa de Oliveira. O evento contou com a participação do prefeito Daniel Raupp e a coordenadora municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
Foto: Guilherme Kruger/DECOM
O estudo compreende 44 edificações, com construções em estilo luso-brasileiro, eclético, art déco, neocolonial e moderno. O laudo descreve o histórico, as características arquitetônicas, o ambiente em que está inserido, a situação atual, seus principais valores, a indicação de uma forma de proteção e as fontes de informações existentes sobre os prédios.
Durante a audiência pública, foi deliberado um grupo de trabalho para acompanhar as profissionais responsáveis pela elaboração do manual de orientações de projetos e análises para gestão de prédios com valor histórico e cultural. No manual constarão recomendações para gestão, objetivando diretrizes para conservação, manutenção, reparação, reabilitação e restauração. Integram o grupo de trabalho: Ana Jana Pires, Arthur Martinez Moraes Netto, Cristina Gowert, Daniela da Silva, Douglas Helms, Eduardo Martins, Jairo Scholl Costa, Lisane Roloff Stallbaum, Márcia Scheunemann e Maurício Serpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário