A partir desta terça-feira (27/5) será possível habilitar a solicitação automática de resgate do chamado “dinheiro esquecido”, no Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central. A adesão ao serviço é facultativa.
O SVR é uma ferramenta do Banco Central que permite consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm valores “esquecidos” em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.
A nova funcionalidade é válida apenas para pedir o resgate dos valores.
Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada solicitação. A partir desta terça-feira, é permitido automatizar esse processo. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.
O BC destacou que a ação visa “facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”.
Em 13 de maio, o Banco Central divulgou que estavam disponíveis R$ 9,13 bilhões “esquecidos” em instituições financeiras. O balanço considera dados colhidos até março.
Inicialmente, o prazo para resgatar os recursos terminaria em 16 de outubro de 2024. No entanto, recentemente, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para os clientes buscarem os recursos.
Para habilitar a solicitação automática de resgate do dinheiro esquecido, basta acessar o Sistema Valores a Receber com uma conta Gov.br — de nível prata ou ouro — e ter ativado a verificação em duas etapas.
A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem tem chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Aqueles que ainda não têm esse tipo de chave, devem cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
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