sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Audiência Pública, em Pelotas, debateu intolerância religiosa

A Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas-RS realizou audiência pública com o tema "Combate a Intolerância Religiosa" na noite de quinta-feira (19). A proposta da audiência foi do vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e a atividade fez parte das ações da Semana Contra a Intolerância Religiosa de Pelotas que é projeto de sua autoria.


A audiência contou com representação de diversos credos religiosos, especialmente movimentos ligados a religiões de matriz africana que debateram e apresentaram casos envolvendo seus praticantes em casos que mostram o racismo religioso ainda existente na comunidade. 



O Movimento Canguçu Contra a Intolerância participou do ato representado pelo jornalista Augusto Pinz que relatou situações vividas na cidade e especialmente o caso envolvendo o Legislativo Municipal que rejeitou um projeto simples que seria a criação do Conselho Municipal dos Povos de Terreiro com falas deploráveis dos vereadores durante a negativa do projeto. Entre outros fatos envolvendo praticantes da religião e casos onde foi necessário, inclusive, ação policial para garantir o direito de culto.

Trecho da manifestação. Audiência completa pode ser acessada no final da matéria.

Participaram da audiência representantes do Conselho Municipal dos Povos de Terreiro de Pelotas com seu presidente Juliano de Oxum e a Professora Eleninra Brasil, da AMUCKAB - Associação Municipal de Umbanda, Kimbanda e Cultos Afro Brasileiros através do Secretário Rodrigo Domingues, da Federação Sul Riograndense de Umbanda e Cultos Afros de Pelotas - Presidente Joab Bons, Paróquia, Secretário de Cultura Paulo Pedroso, Secretária Municipal de Educação, Adriane Silveira, Arquidiocese de Pelotas (Igreja do Porto) Padre Wilson da Mota Fernandes, 5ª Coordenadoria de Educação de Pelotas, Eduardo Garcia, Comite Municipal da Diversidade Religiosa e Pastoral da Educação, Dora Mara Domingues, Conselho da Mulher da OAB, Tuane da Silva, Movimento Acorda Pelotas, Flávio de Souza, Conselho LGBTQIA+ Pelotas, Sophia Prestes, entre outros, além de diversos religiosos que estavam presentes. Os vereadores Marcola e Jurandir Silva também participaram.


Em sua fala o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) destacou as diversas ações, através do seu mandato na Câmara, em favor do combate a intolerância e pautas das religiões de matriz africana. "Constituímos, junto com vários segmentos, a criação da Esquina do Axé e demarcação do Bará do Mercado no mercado público, as festas de Iemanjá e Ogum no calendário de eventos de Pelotas, isenção de IPTU para templos religiosos de todos os credos para imóveis locados, emendas impositivas e propositivas, somos presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos de Religiões de Matriz Africana em Pelotas, monumento ao Pai Ogum, tratamos da vinda de um cartório de registros de combate a intolerância religiosa e o preconceito ainda muito nítido", destacou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário