segunda-feira, 13 de junho de 2022

Curso de Letras da FURG SLS visita Centro de Escritores Lourencianos e Academia de Artes e Letras

Com a intenção de aproximar a universidade de iniciativas que buscam fomentar a literatura em São Lourenço do Sul, fortalecendo o circuito cultural da região, estudantes e professores do curso de Letras do Campus da FURG no município visitaram a sede do Centro de Escritores Lourencianos (CEL) e da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-lourenciana na última quinta-feira, 9.

O professor Rodrigo Pereira relata que a reunião representou um primeiro movimento de aproximação do curso com as instituições, prospectando construir parcerias e diálogos possíveis. “A interlocução do curso de Letras com esses espaços é fundamental para a formação mais integral de nossos estudantes, em particular no que se refere ao contato com a dimensão criativa da literatura”, entende.


Conforme a estudante do terceiro semestre de Letras, Vitória Meyer Oliveira, na ocasião foram discutidas perspectivas de colaboração na oferta de palestras, oficinas, cursos e concursos literários, entre outras ações que poderão ser realizadas tanto na FURG, quanto na sede das instituições, ou em escolas do município.

Há algum tempo, Vitória já faz parte do CEL, como integrante.  Seu ingresso foi o que estimulou o calouro Vitor Turba, que já tem um livro de poemas publicado, a também fazer parte do grupo. Segundo ele, a conexão entre o curso de Letras e o CEL fortalecerá ambos, uma vez que entende que a literatura é negligenciada pelos entes públicos municipais. "A gente falou o que esperar para o futuro, como é difícil o espaço para a cultura aqui na cidade, no geral. Acho muito importante o incentivo à leitura, à escrita, ao criativo, isso é o que fundamenta a sociedade", afirma.

O professor Rodrigo complementa, apontando que tanto o CEL quanto a Academia se configuram como locais importantes para a literatura no município. “Além da escrita literária, são espaços de promoção da leitura e de formação de leitores. É fundamental também porque aproxima o curso da produção artístico-cultural de escritores de São Lourenço do Sul, valorizando e promovendo a visibilidade de autores locais”, explica o docente, afirmando também que quando as universidades precisam pensar a curricularização da extensão, mais do que nunca, parcerias como essa se tornam de valor inestimável para a FURG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário