sexta-feira, 29 de março de 2019

Infraestrutura na região Sul será tema de audiências públicas

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (28) dois requerimentos de audiências públicas de autoria do deputado Zé Nunes (PT) para tratar de questões de interesse da zona Sul do estado. Uma delas, que será realizada em São José do Norte, promoverá o debate sobre a prestação do serviço de transporte da travessia de passageiros entre São José do Norte e Rio Grande e outra, em Porto Alegre, para debater sobre a RS-473 (no trecho entre a BR-116 e Rio Grande) e os seus impactos econômico e sociais para a região.

O objetivo da primeira audiência, conforme o deputado Zé Nunes, é questionar o aumento de 85% da tarifa em menos de dois anos e a suspensão da passagem estudantil. A população de São José do Norte e de Rio Grande, bem como de outros municípios da região, estão preocupados com o aumento da tarifa da passagem anunciada pela empresa prestadora do serviço da travessia de passageiros, que é realizada por meio de embarcações que atravessam o canal ligando os dois municípios. “São milhares de passageiros que utilizam o serviço a cada ano, especialmente, trabalhadores e estudantes”, argumenta.

Sobre a audiência que vai tratar das condições da RS-473, o deputado argumenta que a travessia da Balsa de Santa Isabel que liga os municípios de Arroio Grande e Rio Grande, está bastante prejudicada, e segundo o DAER, não há nada previsto efetivamente. A RS-473 liga os municípios Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Herval e Jaguarão, ao Porto de Rio Grande, via Santa Isabel. “Temos um levantamento econômico da produção de grãos, arroz e soja, e no mesmo estudo, um comparativo de gastos com frete via Pelotas e via Santa Isabel – pela RS 473. Por Santa Isabel entre os municípios citados, a economia com o frete chega a R$ 21 milhões. Este debate é importante para o desenvolvimento da região”, explica.

© Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário