quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Corsan detalha melhorias executadas e ações em andamento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Lourenço do Sul

 Créditos: Jéssica Gebhardt


SÃO LOURENÇO DO SUL - A Corsan apresentou ao Poder Público de São Lourenço do Sul, nesta quarta-feira, 21, um panorama das ações executadas e em andamento nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. As informações foram detalhadas em reunião promovida pela Prefeitura, com a participação de representantes da Companhia, para atualizar o Executivo e o Legislativo sobre intervenções operacionais, obras e investimentos previstos.

Durante o encontro, representantes da Companhia reafirmaram o compromisso com São Lourenço do Sul e com o contrato de concessão firmado com o município. De acordo com a presidente da Companhia, Samanta Takimi, a empresa está cumprindo rigorosamente o plano de investimentos e a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Temos projetos e ações de curto, médio e longo prazos, com a execução de um conjunto de melhorias estruturais e operacionais no sistema de São Lourenço do Sul, voltadas a ampliar a segurança, a capacidade de produção e a estabilidade do fornecimento, especialmente em períodos de maior demanda, como o verão", destacou.

A presidente destacou ainda a boa relação com agentes públicos e demais representantes da comunidade. “Estamos sempre abertos e disponíveis para conversar com os agentes públicos e prestar informações com toda a transparência, sempre que necessário”, disse.  De acordo com ela, a diretoria da Corsan, esteve na Prefeitura de São Lourenço, conversando com o Prefeito, na semana passada e retornou hoje à convite do Executivo municipal, para apresentar o plano de atividades e investimentos da Companhia para São Lourenço do Sul.

Durante a reunião, o diretor executivo da Corsan, Milton Cordeiro, ressaltou que a Companhia mantém um compromisso permanente com a qualidade da água distribuída à população de São Lourenço do Sul.

“A Corsan atua com rigor técnico e controle permanente para garantir que a água fornecida à população atenda a todos os padrões de qualidade exigidos. Esse é um compromisso da Companhia com São Lourenço do Sul e com a saúde da população”, afirmou.

Geradores para compensar falta de energia recorrente

Na captação de água no Rio São Lourenço para tratamento, foram instalados geradores de energia, ampliada a capacidade dos bombeamentos e elevado o volume de captação de 72 litros para 100 litros por segundo. 

Foram instalados geradores de energia também na Estação de Tratamento de Água (ETA), para evitar oscilações no abastecimento e impactos nas operações durante o verão. Além disso, houve ajustes operacionais para viabilizar o tratamento do maior volume de água captada no Rio São Lourenço.

Outros geradores estão implantados em equipamentos que bombeiam água nos sistemas de abastecimento (os chamados recalques). Junto com essa melhoria, foram instalados dois novos conjuntos de bombas, que ampliaram a capacidade de distribuição de 62 litros para 110 litros por segundo - um aumento superior a 70%. 

As redes de água receberam válvulas ventosas, que são dispositivos para liberar o ar acumulado dentro dos encanamentos e acelerar a reativação do abastecimento depois de eventuais interrupções.

Novas tecnologias na operação e controle

A Corsan realiza pesquisa ativa de vazamentos não visíveis, com o uso de geofone, equipamento que auxilia na identificação de possíveis rompimentos nas tubulações subterrâneas por meio de ruídos. Também já está finalizada a implantação do reservatório da Barrinha, que contribui para maior regularidade e estabilidade no abastecimento de água no município.

Outra frente de modernização é a instalação de sistemas de telemetria, que permitem o controle e o monitoramento remoto de todo o sistema de abastecimento. As informações operacionais passam a ser acompanhadas em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI), possibilitando respostas mais rápidas a eventuais ocorrências e maior eficiência na gestão do sistema.

A Companhia também contratou uma empresa especializada em análises geofísicas, para identificação de novas fontes de captação subterrânea de água, por meio de poços. O objetivo é adquirir maior segurança na oferta de água em quantidade suficiente para atender a todas as necessidades da população, mesmo em situações adversas, a longo prazo. 

Além disso, a Companhia tem feito a setorização do abastecimento, dividindo o sistema em trechos menores. Isso garante que, em casos de rompimentos de tubulações ou manutenções, por exemplo, o abastecimento não seja interrompido em várias regiões, mas apenas na área onde ocorreu o problema.

Esgotamento sanitário

Para expansão do esgotamento sanitário, estão sendo executadas obras com estimativa de implantação de 13,6 quilômetros de tubulações em uma primeira etapa. Nessa fase inicial, serão beneficiados cerca de 1,7 mil imóveis do Centro e do bairro Navegantes.

Para este primeiro semestre de 2026, está prevista a instalação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) modular, com estruturas de bombeamento e capacidade para processar 50 litros por segundo.

Todas as melhorias integram um conjunto de ações em andamento e previstas para os próximos 30 anos, reforçando o compromisso da Corsan com a qualificação do saneamento básico e a prestação de um serviço mais estável e seguro à população de São Lourenço do Sul. Até 2033, a Companhia vai aplicar mais de R$ 90 milhões em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário