quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

CEEE Equatorial moderniza rede elétrica em três regiões de São Lourenço do Sul

 Trabalho desta terça-feira (6) beneficiou clientes do Centro, Barrinha e da área rural do município

Desde 2021, a CEEE Equatorial já investiu mais de R$ 29,5 milhões em melhorias no sistema elétrico de São Lourenço do Sul. As equipes seguem mobilizadas para garantir energia de qualidade à população e, nesta terça-feira (6), atuaram na Avenida Santos Abreu, no Centro, com a troca de postes e a instalação de um novo transformador, beneficiando diretamente 102 clientes. 

Simultaneamente, frentes de trabalho realizaram manutenções na Barrinha e na área rural do município, alcançando outros 280 clientes. Desde o início da concessão, o plano de modernização da companhia incluiu a inspeção preventiva de mais de 3 mil quilômetros de rede, resultando em: 

* 7 mil podas para afastamento de vegetação; 

* 3,2 mil postes de madeira substituídos; 

* 130 hectares de limpeza de faixa sob a rede; 

* 475 novos transformadores instalados. 


Tecnologia e Rapidez  

O investimento também contemplou a instalação de 33 religadores automáticos. Esses equipamentos permitem manobras de carga à distância, realizadas diretamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) em Porto Alegre. Na prática, isso reduz o número de clientes afetados em caso de ocorrências e agiliza o restabelecimento do sistema. 

Como resultado, os indicadores de qualidade em São Lourenço do Sul apresentaram uma melhora significativa: houve redução de mais de 60% na frequência (FEC) e na duração (DEC) das interrupções, índices monitorados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esses índices significam que o município teve energia em 99,81% do ano.

Crédito Divulgação CEEE Equatorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário