Um novo aplicativo desenvolvido pela empresa Servpref, de Passo Fundo, promete otimizar o uso dos veículos das Secretarias Municipais de Saúde e reduzir em até 8% o número de viagens realizadas por prefeituras. A plataforma organiza caronas entre carros oficiais, prática já comum, mas até então informal, entre os municípios que transportam pacientes a centros regionais para consultas e exames.
O foco no transporte da área da saúde é estratégico. Dados da Famurs indicam que, diariamente, cerca de nove veículos por município saem das cidades gaúchas levando pacientes a serviços de referência — o que representa mais de 4,4 mil carros em circulação todos os dias apenas no Rio Grande do Sul.
Lançado em outubro, o sistema permite que as prefeituras registrem suas demandas de carona e recebam ofertas de outras administrações com o mesmo destino. A iniciativa faz parte de um consórcio que reúne mais de 300 municípios atendidos pela Servpref e busca dar mais transparência e controle à gestão dessas viagens compartilhadas.
O Sul

Nenhum comentário:
Postar um comentário