Distância correta da rede elétrica e outras medidas são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores.
O trabalho na construção civil requer uma série de medidas de segurança. Este é um dos setores mais vulneráveis quando se fala de acidente de trabalho. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam a atividade entre as três que mais registram afastamento de trabalhadores por razão de acidentes no País.
Para contribuir com um ambiente de segurança, a CEEE Equatorial destaca o cuidado com a energia elétrica na atividade diária de trabalhadores como pedreiros, pintores, auxiliares, operadores de máquinas pesadas e até de eletricistas patrimoniais.
“É fundamental a atenção com a rede elétrica em uma obra. Eletricidade não pode ser vista, não tem cheiro, nem cor, o que a torna ainda mais perigosa. Um simples descuido pode custar uma vida”, afirma o Executivo de Segurança do Trabalho da CEEE Equatorial, Pedro Henrique Guimarães.
O primeiro passo é conhecer e aplicar o que é determinado pelas Normas Regulamentadoras (NR-18 e NR-12), que tratam da segurança na construção civil, de máquinas e equipamentos. São diretrizes sobre sinalização, equipamentos de segurança e proteção, distâncias mínimas, materiais adequados, práticas de segurança e uma série de outras práticas voltadas à segurança.
Trabalhadores como pintores e pedreiros que atuam em altura devem ficar especialmente atentos à localização da rede elétrica. Estruturas como paredes, sacadas ou janelas não devem ser construídas a menos de 1,5 metro de distância da rede de média tensão.
Essa distância é necessária para evitar acidentes por contato direto ou por indução elétrica (que é quando ocorre a transmissão sem contato com a fiação), que podem resultar até mesmo em morte.
O mesmo vale para andaimes, que devem ser instalados a uma distância segura da rede elétrica, protegidos por anteparos, divisórias, telas e redes para garantir o isolamento. É importante que as medidas sejam adotadas com orientação de um profissional de segurança do trabalho.
É fundamental que esses trabalhadores NUNCA afastem cabos ou fios por conta própria. Apenas profissionais capacitados pela CEEE Equatorial estão autorizados a realizarem qualquer intervenção na rede elétrica com segurança.
Segundo Pedro Henrique Guimarães, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável para o trabalho em obras. Capacetes, luvas isolantes, botas de borracha, cintos de segurança e óculos de proteção são itens obrigatórios, especialmente em atividades em altura ou próximas à rede elétrica.
“Os equipamentos de segurança, são fundamentais para todos os profissionais que executam esse tipo de tarefa. EPIs são fundamentais para a segurança dos trabalhadores. Independente do tamanho da obra, é necessária atenção máxima e respeito às regras para que todos possam voltar para casa no fim do dia em segurança”, finaliza Pedro.
Imprensa CEEE

Nenhum comentário:
Postar um comentário